exposição / programa expositivo

hevea act 6: an elastic continuum, por bethan hughes

9 Mai

a 17 Ago

gratuito

galeria zero

m/6

An Elastic Continuum é um projeto de investigação artística desenvolvido por Bethan Hughes e que constitui o sexto capítulo da série Hevea, que vem desenvolvendo desde 2020. Esta instalação narra a história do dente-de-leão russo – uma planta que contém borracha – desde a perspetiva das mulheres que trabalham no seu cultivo, transformação e exploração. Bethan Hughes traça o percurso desta humilde “erva daninha” desde as montanhas Tien Shan, no Cazaquistão, passando pelas quintas coletivizadas da União Soviética, pelas estufas de Auschwitz e pelos laboratórios das multinacionais de pneus na Europa. A instalação gira em torno de um vídeo – construído a partir de fragmentos de filmes de arquivo e de imagens contemporâneas –, mas estende-se para além do ecrã, sob a forma de uma série de esculturas de vidro, borracha e aço, que atuam como instrumentos através dos quais ressoa o som de Diego Flórez, artista com quem Bethan Hughes colabora neste projeto. 
Bethan Hughes é artista e investigadora, natural de Wigan, no Reino Unido. O seu trabalho tem sido apresentado em exposições individuais, particularmente em Berlim – no Centrum Berlin e HAUNT/frontviews – bem como na exposição coletiva Mutual Matters: Goldrausch 2021, na Fundação Haubrok. Entre 2019-20, foi bolseira do Braunschweig Projects e, em 2021, recebeu uma bolsa de investigação em Belas Artes da cidade de Berlim. 

peça inserida no programa index 2024 – bienal de arte e tecnologia 

obra realizada em 2023 a partir de uma residência artística no laboral centro de arte y creación industrial, em gijón (espanha)

 

LABoral logo

european media art platform é um projeto cofinanciado pela união europeia

 

 

 

esta peça faz parte da exposição emap perspective #2

The sixth chapter of Hevea, An Elastic Continum by British artist Bethan Hughes tells the story of the Russian dandelion, a plant that contains rubber.  

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Created using Figma