imagem / música

index: kode9

apresenta escapology

18 Mai

Sábado

22:50

9 eur

blackbox

m/6

O espetáculo audiovisual Escapology, de Kode9, deriva do álbum com o mesmo nome. Escapology (2022) foi o primeiro objeto de um projeto de ficção sónica mais amplo, Astro-Darien, lançado em 2023.
Astro-Darien é um videojogo fictício, que utiliza a ficção científica como dispositivo crítico sobre a história colonial, transformando imagens pixelizadas em sons dançáveis. Escapology gira em torno de uma narrativa de colapso do Reino Unido e de uma fuga, através de portos espaciais no norte da Escócia, para um habitat espacial em órbita.
Este é o trabalho mais ambicioso de Kode9 como artista multidisciplinar, reconfigurando atmosferas tensas em pedaços de alta-definição, ritmos assimétricos, tecidos através de um design de som emocionante e de uma sonoridade vertiginosa. Em palco, o artista interpretará simultaneamente música do disco e material novo, e manipulará imagens da sua autoria e outras criadas por colaboradores frequentes, como Lawrence Lek, Optigram, Plusminus Studio, Bianca Hic ou Mark Garlick. 

kode9
Kode9 é DJ, produtor, artista e escritor. Figura central da cena eletrónica britânica, foi um dos fundadores do movimento dubstep, afirmando-se nos últimos anos como pensador e artista multidisciplinar. É o fundador da seminal editora discográfica Hyperdub, criada em 2004. Mais recentemente, lançou a sub-editora Flatlines, para se concentrar em ensaios áudio e ficção sónica. Gravou cinco álbuns, dois com o falecido vocalista The Spaceape: Memories of Future (2006) e Black Sun (2010); e três álbuns a solo: Nothing (2015), Escapology (2022) e Astro-Darien (2023). 

O seu livro Sonic Warfare (2010) foi publicado pela MIT Press. Co-editou Sonic Faction, com edição prevista para este ano, e Unsound: Undead (2019), ambos para a Urbanomic Press. Produziu numerosas instalações, incluindo na Tate Modern e no Barbican, em Londres. 

o bilhete também dá acesso à performance waluigi’s purgatory de dmstfctn + evita manji

espetáculo inserido no programa index 2024 – bienal de arte e tecnologia

a bienal de arte e tecnologia index integra as comemorações dos 50 anos da revolução de abril

 

 

One of founders of the dubstep movement, Kode9 presents his newest audiovisual performance Escapology based on the United Kingdom colonial past and collapse.

Created using Figma