música
Kara Jackson é um daqueles nomes sobre os quais ainda muito se há de contar. Uma das novas artistas mais interessantes do folk, a norte-americana estreia-se em território nacional com o muito elogiado Why Does the Earth Give Us People to Love?, um dos discos marcantes de 2023.
Kara Jackson tem uma habilidade única de nos prender às suas palavras e às imagens que com elas conjuga. A voz melancólica e cavernosa é o veículo perfeito para obra da poeta e compositora que, em 2019, foi eleita Youth Poet Laureate. Atraída pela longa história de reivindicação e comentário político da música folk, lançou em 2019 o EP A Song for Every Chamber of the Heart (2019). Quatro anos depois, Kara Jackson revelou – finalmente – o muito aguardado álbum de estreia, criado em parceria com Nnamdi Ogbonnaya, Kaina e Sen Morimoto, talentosos da sua cidade-natal, Chicago.
Why does the Earth Gives People to Love? é tudo o que se espera de um título tão pesaroso como este. Um trabalho emocionante e visceral, em que a artista reflete sobre amor, luto e perda, condensando-os numa narrativa íntima e universal. Este disco valeu-lhe grande destaque de imprensa, figurando nas listas de melhores discos do ano da Pitchfork, The Guardian, The New Yorker, Quietus, Público, NPR, Rolling Stone, CRACK e Bandcamp. Depois de digressões ao lado de Julia Jacklin, Angel Olsen, Corinne Bailey Rae e de uma participação no mais recente trabalho de Kevin Abstract, Kara Jackson chega pela primeira vez a Portugal, numa oportunidade única de vermos o futuro do folk antes de certamente rumar a palcos maiores.
Chicago born singer-songwriter and poet Kara Jackson presents her critically acclaimed debut album, Why Does the Earth Give Us People to Love?.
apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses