música

nabihah iqbal / xexa

nabihah iqbal apresenta dreamer

xexa apresenta vibração de prata

12 Abr

Sexta

21:30

9 eur

blackbox

m/6

nabihah iqbal

Nos primeiros meses de 2020, Nabihah Iqbal tinha um novo disco gravado e quase pronto a sair. Mas o destino trocou-lhe as voltas. O seu estúdio foi assaltado e o trabalho de dois anos acabou perdido. Como uma má notícia nunca vem só, o avô de Nabihah adoeceu e a britânica voou até ao Paquistão. Uma viagem que estava prevista para duas semanas acabou por durar dois meses, devido à pandemia. Longe do Reino Unido e sem equipamento de produção, a londrina foi incentivada pelo avô a comprar uma guitarra acústica e um harmónio com os quais começou a desenhar o esqueleto de DREAMER (2023), o seu segundo disco.
Outrora conhecida como Throwing Shade, Nabihah ganhou notoriedade no início da década de 2010 como DJ e produtora de música eletrónica. Amiga próxima de SOPHIE, deu voz ao single “LEMONADE” (2014), um dos primeiros trabalhos da pioneira da hyperpop. Em 2017, lançou-se em nome próprio com Weighing of the Heart, que marcou a sua estreia na Ninja Tune. Cinco anos depois revela então DREAMER. O segundo disco de Nabihah Iqbal é o seu trabalho mais contemplativo até hoje e a primeira vez que a britânica utiliza instrumentos da herança paquistanesa. Combinando eletrónica pura com guitarras e batidas post-punk, e vozes encobertas que lembram o shoegaze e dream pop, Iqbal construiu um trabalho que é simultaneamente elegante e cru, elogiado por publicações como a The Quietus ou o The Guardian.

British producer and DJ presents her newest album, the first where Nabihah Iqbal uses instruments from her Pakistani-descent.

xexa

Na mesma noite, XEXA apresenta o seu novo disco Vibrações de Prata. A artista afrofuturista portuguesa mistura ritmos tradicionais africanos com sintetizadores, sound design e voz. A sua estética sonora aproxima-se mais do ambient do que das batidas pujantes para pista de dança dos seus colegas na Príncipe Discos. A dividir o seu tempo entre Portugal e o Reino Unido, XEXA estudou Sonic Arts na Guildhall School of Music & Drama, onde apresentou “Clarinet Mood”, a canção que fecha o seu disco de estreia. Em Vibrações de Prata, XEXA procurar “estudar a sensação de ouvir música como um ambiente em que se habita e não como um som que nos segue ao longo do dia”.

 Portuguese afrofuturist artist XEXA also presents her most recent work, where she merges African rhythms with ambient sounds.

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Created using Figma