música

radiografia #5 — inês malheiro

apresenta volatile poem

29 Jun

Sábado

21:30

7 eur

blackbox

m/6

Em resposta ao aparecimento de um conjunto de jovens compositores em Braga, e como antecipação do futuro artístico da cidade, o gnration apresenta Radiografia, uma perspetiva sobre os novos e mais interessantes compositores bracarenses. Ancorados no vasto domínio da música contemporânea, os trabalhos dos diferentes autores apontam para diferentes coordenadas, da música operática à acusmática, e a diferentes tipologias de interpretação, de solos a ensembles de larga escala. 

 inês malheiro

Para a quinta sessão do Radiografia, Inês Malheiro foge do contexto intimista e pessoal que tanto caracteriza a sua prática artística e convida Arianna Casellas e Violeta Azevedo para examinar a forma e a beleza do que é ser canção. Explorando vozes, flauta transversal, violoncelo e tudo o que mais lhes possa aparecer pelo caminho, o trio apresentará Volatile Poem. 
Vozes improvisadas, premeditadas ou quebradas, reciclagem e canções desmembradas, a prática de Inês Malheiro tem como base o uso da voz como matéria-prima. Em 2022, estreou-se a solo com o disco Deusa Náusea, editado pela Lovers and Lollypops. Em paralelo ao trabalho a solo, a artista compôs para performance e cinema, lançou liquify, spread and float (2022), um álbum-performance improvisado ao vivo, criou a sonoplastia de Práticas Laboriosas do Enxofre (2022), projeto expositivo criado pelo Coletivo Corisca, e lançou Canal-Conduto (2020) com Gonçalo Penas. É membro da dupla Fura Olhos, com Miguel Pedro, e do grupo jazz Lucifer Pool Party.
Arianna Casellas é uma artista interdisciplinar cuja prática reflete o folclore dos lugares a que chamou casa. Membro de Sereias e da dupla MONTES, lançou o primeiro EP a solo Concepto de Madre em 2020. Violeta Azevedo é uma artista sonora que oscila entre a composição e a improvisação recorrendo à união da flauta transversal a uma orquestra de eletrónica.  

In the fifth session of Radiografia, Portuguese artist Inês Malheiro invites Arianna Casellas and Violeta Azevedo to explore what it means to be a song with the premiere of Volatile Poem.

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

os programas de apoio à criação artística local são apoiados por 

Created using Figma