conversa / online

ai cultural sabotage #2 – ranjodh singh dhaliwal
A alegada inevitabilidade da Inteligência Artificial (IA) e as suas consequências aparentemente sombrias parecem ser aceites passivamente pela maioria das pessoas. No entanto, há uma série de teóricos, ativistas e artistas que, de forma paciente, informada e determinada, estão a desmistificar esta fatalidade, expondo os mecanismos que a alimentam, revelando paradoxos e oferecendo visões, interpretações e atitudes alternativas. AI Cultural Sabotage – que em português seria algo como Sabotagem Cultural da IA – convida estes especialistas para se refletir sobre este tema.
Este ciclo tem curadoria de Alessandro Ludovico, investigador, artista e editor-fundador da Neural, uma revista focada em media arts, música eletrónica e hacktivism, forma de ativismo digital baseada na cultura e ética hacker.
#2 ranjodh singh dhaliwal
Professor de humanidades digitais, inteligência artificial e estudos media na Universidade de Basel, na Suíça, Ranjodh Singh Dhaliwal é um conceituado académico e investigador. As suas pesquisas situam-se nas áreas da teoria dos media, estudos literários, ciência da computação, design crítico e estudos tecnológicos. Coautor do livro Neural Networks (2024), está a trabalhar num projeto de investigação intitulado Rendering: A Political Anatomy of Computation, onde teoriza como as narrativas culturais, formulações político-económicas e crenças se cristalizam nas arquiteturas de hardware e software computacionais, tema que o levou a investigar design de videojogos, IA de pequena escala, a estética dos memes e instrumentos financeiros dos mongóis do século XIII.
ai cultural sabotage tem o apoio de
apoios república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.
The alleged inevitability of AI and its consequences are passively accepted by most, but there’s a group of theorists, activists, and artists who offer alternative perspectives. AI Culture Sabotage is an online series about these people who fight to reappropriate the rules, purposes and vision of AI.