música

fire!

apresenta testament

12 Abr

Sábado

18:00

12 eur

blackbox

m/6

Juntaram-se pela primeira vez a convite de um bar em Estocolmo. O volume apoteótico do concerto obrigou a quem lá trabalha a segurar as prateleiras para os copos não caírem e se estilhaçarem no chão. Desta primeira e triunfante atuação nasceu FIRE!.  Formado por Mats Gustafsson, Johan Berthling e Andreas Werliin, o trio desenvolve uma nova abordagem à música improvisada, com influências do free jazz, do rock psicadélico e do noise. Em 2009, lançam o primeiro álbum You liked me five minutes ago, pela mão da Rune Grammofon, editora que os acompanha desde então. Seguiram-se Unreleased? (2011), In The Mouth, A Hand (2012), Without Noticing (2013), She Sleep, She Sleeps (2016), The Hands (2018), Defeat (2021) e finalmente Testament (2024), trabalho que serve de mote para este concerto.  

É sob a experiência de Steve Albini, a comandar a produção no Electrical Audio em Chicago, que surge este último disco. Sem flautas, sem eletrónica, sem convidados e sem extras, gravado ao vivo no estúdio em fita analógica, o álbum é um verdadeiro testemunho do brilhante poder expressivo do grupo. Quer se opte por chamar-lhe jazz ou rock, o certo é que este som tão característico de FIRE! motivou digressões pela Europa, EUA, Canadá, Brasil e Japão bem como a colaboração com artistas de renome, entre os quais Jim O’ Rourke, Oren Ambarchi, Stephen O’Malley, de Sunn O))), ou David Sandström.  

Na sua simplicidade, Testament (2024) é uma obra de arte. Numa íntima conversa entre os três instrumentos que quase nos arranca o coração, FIRE! apresentam o seu mais recente disco no gnration. 

mats gustafsson saxofone sax
johan berthling contrabaixo double bass
andreas werliin bateria drums 

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses
apoio à divulgação antena 2

The Swedish trio FIRE! presents ‘Testment’ (2024). Their newest album, recorded by Steve Albini, takes them back to the fundamentals, paired with a bare-bones, raw and powerful approach. 

Created using Figma