música
gonçalo almeida_states of restraint
Gonçalo Almeida está bem habituado a navegar a liberdade ilimitada da improvisação e a viver nas erupções criativas do momento. States of Restraint – que é como quem diz estados de contenção ou de restrição – vê o contrabaixista a partir numa busca por territórios pouco familiares. Como explica à jazz.pt, apesar de a improvisação continuar a ter um papel importante, “há um conceito de composição que limita a liberdade total e dá forma e estrutura à música”. Lançado com o selo da Clean Feed de Pedro Costa, States of Restraint (2024) afasta-se do lado mais explosivo do contrabaixista, trilhando um caminho de meditação, de controlo e de combustão lenta, num equilíbrio delicado entre o planeado e o inesperado. São cinco poemas, cinco reflexões introspetivas, que com um tom minimalista e taciturno se vão adentrando numa jornada comandada pelo contrabaixo de Almeida.
A viver em Roterdão, o músico e compositor português tem trabalhado em diversos projetos experimentais que vão desde a música de improvisação livre ao jazzcore. É o fundador, compositor e baixista de Hydra Ensemble, Lama Trio e The Attic, e membro de The Selva, Spinifez e Almeida/Duynhoven/Klein. Colabora frequentemente com bailarinos, poetas, encenadores e artistas audiovisuais como Rita Vilhena, Arnold Dreyblatt, Pierre Bastien ou Julyen Hamilton.
A seu lado, em States of Restraint, a trompetista Susana Santos Silva e o percussionista Gustavo Costa encaixam perfeitamente nas geometrias sónicas imaginadas pelo contrabaixista. Em palco, estes três músicos convidam o público a partir numa jornada meditativa, onde o espaço e o tempo se diluem e a escuta ganha um peso quase ritualístico.
gonçalo almeida contrabaixo e composição double bass and composition
gustavo costa percussão percussion
susana santos silva trompete trumpet
apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses
apoio à divulgação antena 2
Jazz double bassist Gonçalo Almeida’s States of Restraint explores controlled, meditative improvisation, balancing composition and freedom. He’s accompanied live
by trumpeter Susana Santos Silva and percussionist Gustavo Costa.