exposição
object of projection, por kim gordon
Object Of Projection é a primeira exposição em Portugal de Kim Gordon. Funciona como uma retrospetiva do trabalho da artista norte-americana na última década, com especial ênfase na sua crescente série de instalações performáticas em vídeo.
Ícone que o tempo parece não conseguir tocar, Kim Gordon é uma lenda-viva da música e da cultura alternativa. Com quase meio século de carreira, continua com a mesma voz afiada e aura “effortlessly cool” – que é como quem diz, fixe sem tentar – que sempre teve, desde os tempos em que desbravava História com a banda que formou em 1981. É reconhecida pelo influente trabalho com Sonic Youth, mas a sua prática vai muito para além da música. Trabalhou com pintura, numa expressão crítica – e quase pós-Warhol – do mito norte-americano. Escreveu uma das autobiografias mais dominantes da literatura da última década, Girl in a Band (2015). Com a estilista Daisy von Furth criou a marca de roupa X-Girl. Editou discos que vão desde o art punk de No Home Record (2019) à eletrónica de The Collective (2024), que recentemente foi nomeado para dois Grammys.
Desde os finais dos anos 1970, tem também produzido uma série de obras de matriz visual variada, onde explora temáticas relacionadas com a arquitetura, o palco, o corpo, o gesto e a desconstrução da sacralidade hierárquica do objeto. Começando por assinar estes trabalhos como Design Office – projeto que mantém até hoje – Kim Gordon tem desenvolvido uma abordagem multifacetada, fortemente assente na arte conceptual, instalação, observação e estética punk.
o circuito – serviço educativo braga media arts promove visitas orientadas gratuitas a esta exposição a 15 fev e 8 mar.
curadoria lawrence english
esta exposição integra o programa cinex, da braga 25 capital portuguesa da cultura
apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses
Kim Gordon’s ‘Object Of Projection’ – her first exhibit in Portugal – explores themes, of architecture, the stage, the body, gesture while dismantling the hierarchical sanctity of the object.