música

ode e cordão
Em novembro, a ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos apresenta-se novamente a público depois de vários meses de trocas de ideias e sessões de criação sob direção artística da harpista e compositora espanhola Angélica Salvi. Nesta apresentação, a ODE alia-se ao CORDÃO – Coro de Doentes e Amigos Oncológicos para juntos protagonizarem um momento inédito.
Desde a sua criação, em 2019, a ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos tem proporcionado a músicos e não músicos de Braga um local de encontro e partilha em torno da exploração sonora. Constituído primordialmente por instrumentos eletrónicos, como computadores, tablets ou sintetizadores, este ensemble está aberto a todos, sem limites de idade ou conhecimentos musicais.
O CORDÃO é um coro comunitário composto por pessoas diagnosticadas com cancro, em tratamento ou remissão, e pelos seus cuidadores. Com o objetivo principal de combater o isolamento social dos doentes oncológicos e dos seus cuidadores, este CORDÃO quer ligar pessoas, costurando, em conjunto, novas formas de viver e olhar o cancro. Este projeto, criado pela Faz Cultura – Empresa Municipal de Cultura de Braga, conta com a orientação e direção artística dos músicos e mediadores Joana Machado Araújo e Ricardo Baptista. O CORDÃO é um projeto apoiado no âmbito da 3.ª edição da iniciativa PARTIS & Art for Change, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação ”la Caixa”.
direção artística angélica salvi (ode), joana machado araújo e ricardo baptista (cordão)
apoios república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.
[ENG] In November, ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos joins CORDÃO, a choir of cancer patients and caregivers, for a unique performance blending electronic exploration and collective healing through music and community.