exposição

still moving inside me, por tatiana macedo

24 Abr

a 28 Jun

gratuito

galeria um

m/6

Artista visual de referência , Tatiana Macedo tem um percurso de criação de 20 anos nos campos da fotografia, do filme-ensaio, da instalação, do cinema e do som. Com uma abordagem transdisciplinar e formação em Belas Artes, Fotografia e Antropologia Visual, o seu trabalho – distinguido e exibido nacional e internacionalmente – chega pela primeira vez a Braga pela mão do Cinex, programa da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura.

Em Still Moving Inside Me, a sua nova instalação vídeo multicanal, a autora continua a explorar o lugar de fala da imagem desprovida de texto ou narrador, da tensão do espectador provocada entre o movimento e a quietude das ações e dos gestos que atravessam o plano, que desafiam os seus limites ou que neles se definem. A obra de Tatiana Macedo é caracterizada por desafiar o que entendemos como fotografia, cinema, pintura, escultura, dança ou performance, na forma como compõe imagens, sons, ambientes e ritmos narrativos que projetam as suas imagens da realidade para se constituírem como realidades da imagem, reflexão ensaística ou ficção.

tatiana macedo

No seu primeiro filme, Seems So Long Ago, Nancy (2012), filmado na Tate Britain e na Tate Modern, em Londres, Tatiana Macedo passou três meses a gravar sons e imagens que se debruçam sobre o corpo dos que, no museu, prestam um serviço de vigilância. Esta obra foi distinguida com o SAW Film Prize pela American Anthropological Association – AAA (Washington DC, 2014) e exibida em museus, galerias e festivais de cinema por todo o mundo.

Em 2015, foi a primeira vencedora do Prémio Sonae Media Art com a instalação vídeo 1989 e, no mesmo ano, recebeu a Bolsa João Hogan da Fundação Calouste Gulbenkian para frequentar o International Studio Program da Künstlerhaus Bethanien, em Berlim, enquanto artista residente durante 12 meses. Em 2020, o INTERSECCIÓN – Festival Internacional de Cinema da Corunha dedicou-lhe uma retrospetiva. Está ainda representada em várias coleções públicas e privadas, como as do Ministério da Cultura português, do MAAT/Fundação EDP, Câmara Municipal de Lisboa, MNAC-MC – Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e Fundação Otazu. 

Nas palavras da artista “a Fotografia e o Cinema são tanto sobre aquilo que revelam como aquilo que escondem. Traçando uma analogia com o som, pode dizer-se que a Fotografia e o Cinema existem nos intervalos do silêncio”. É com esta ideia que Tatiana Macedo apresentará uma nova instalação integrada no CINEX, da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura. 

esta exposição integra o programa cinex, da braga 25 capital portuguesa da cultura. 

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Portuguese director and visual artist Tatiana Macedo presents a new installation, promoted by CINEX a programme from Braga 25 Portuguese Capital of Culture. 

Created using Figma