música

trabalho da casa: semivitae
apresentam canções de danação
Um novo ciclo abre-se para semivitae. Dois anos depois da estreia com Vultos Dançantes (2023), José Rios e Diogo Costa têm um novo trabalho em mãos. Canções de Danação (2025) vê o duo a expandir o post-punk gótico, melancólico e dançável do primeiro disco, ao qual juntam as sonoridades oníricas do shoegaze e dream pop. Pelo meio, abre-se espaço para colaborações com outros músicos bracarenses, desde o anti-rap de Tricla, a poesia desencantada de Diogo Castanheira e a voz de Fernando Nunca.
Semivitae começou em 2022, inicialmente como o projeto solo de José Rios. Diogo Costa juntou-se pouco depois, quando voltaram a falar em fazer música juntos. Outrora companheiros na banda stoner Peluche, sentaram-se com algumas canções já pensadas que deram lugar ao disco de estreia. Apresentaram-se pela primeira vez ao vivo no CDP Funraising, um festival promovido pelo coletivo bracarense Cantigas do Poço, e desde então percorreram o país de norte a sul, com passagens ainda pela Galiza e França. Em colaboração com a designer I.S.Z.A, criaram a banda sonora de dois desfiles para o Lisboa Fashion Week. Agora, José e Diogo preparam-se para apresentar o segundo disco de semivitae, criado com o apoio do Trabalho da Casa.
Há uma década que o Trabalho da Casa tem sido um palco para artistas locais e uma força motriz na produção musical de Braga. Com mais de duas dezenas de projetos apoiados, o programa de criação artística do gnration desafia músicos a construir novas obras discográficas e espetáculos, partindo de incubação em contexto de residência artística para uma apresentação pública no final. Gonçalo, Ermo, con+ainer, Máquina Del Amor, Grandfather’s House, Leviatã, Dead Men Talking, Imploding Stars, Bruma, Ângela Polícia, Quadra, FERE, The Nancy Resistance Wide Band, Omie Wise, Homem em Catarse, Cavalheiro, Travo, St. James Park, mutu, NO!ON, Palas, Ruído Roído, aMijas e Monstro compõem o leque de uma década de Trabalho(s) da Casa.
os programas de apoio à criação artística local do gnration são apoiados pelo super bock group.
apoios república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.