cinema

cinema no pátio: ao correr do tempo, wim wenders

cinema no pátio

27 Ago

Quinta

21:30

gratuito (requer levantamento de bilhete)

blackbox

ao correr do tempo
wim wenders · alemanha · 1975 · drama, comédia · 175’ · m/14
com rüdiger vogler, hanns zischler, lisa kreuzer, rudolf schündler e marquard bohm

Uma história de amizade entre dois homens: Bruno, conhecido como “King of the Road”, que repara projetores de cinema e viaja pela Alemanha numa carrinha, e o psicólogo Robert, que foge ao seu passado. Quando Robert atira o seu carro para o rio Elba, é salvo por Bruno. Este é o início de um viagem pela Alemanha, que os leva desde Luneburgo até à Floresta da Baviera.

cinema no pátio* 2020
A Viagem é uma das matrizes essenciais da arte cinematográfica desde a sua génese. Logo na primeira sessão de cinema, a 28 de dezembro de 1895, uma viagem de comboio que chegava à gare de La Ciotat ‘parecia’ sair da tela para a sala do Grand Café des Capucines em Paris. Por isso pode dizer-se que a ilusão da viagem existe no cinema desde sempre, e que o cinema é, também ele uma viagem: pelo menos no tempo cronológico de cada filme e no tempo imaginário de cada história. Num ano tão particular como o de 2020, o Cinema no Pátio propõe quatro viagens cinematográficas: a de redenção de um casal em Viagem a Itália (Roberto Rossellini, 1954), a viagem interior ou da memória em Nostalgia (Andrei Tarkovsky, 1983), o êxodo atemporal de Em Trânsito (Christian Petzold, 2019) e a road trip de Ao Correr do Tempo (Wim Wenders, 1975).
por Eduardo Brito

o ciclo Cinema no Pátio 2020 é programado por Eduardo Brito.
Eduardo Brito trabalha em cinema, fotografia e escrita. Os seus trabalhos exploram os temas verdade-ficção-memória, bem como a relação texto-imagem. Realizou as curtas metragens “Penúmbria” (2016), Declive (2018) e “Ursula” (2020). Escreveu o argumento das curtas “O Facínora” (Paulo Abreu, 2012), “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” (Manuel Mozos, 2015) e “O Homem Eterno” (Luís Costa, 2017) e, com Rodrigo Areias, da longa “Hálito Azul” (2018). Estudou e lecionou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e fez especialização em guião para cinema na Escuela Internacional de Cine y Televisión em Cuba.

acesso
o acesso é gratuito, mas com obrigatoriedade de levantamento de bilhete, disponíveis uma hora antes de cada sessão (abertura 20:30, sessão 21:30).

*alteração do local

Informamos que de modo a ir de encontro a condições de maior conforto e segurança no atual contexto de pandemia, as sessões do cinema do pátio decorrerão na blackbox.

This year’s Cinema no Pátio proposes four cinematographic journeys: the redemption of a couple on a ‘Trip to Italy’ (Roberto Rossellini, 1954), the interior journey in ‘Nostalgia+ (Andrei Tarkovsky, 1983), the timeless exodus of ‘Transit’ (Christian Petzold , 2019) and the road trip of ‘Kings of the Road’ (Wim Wenders, 1975).

Created using Figma