conversa

de que falamos quando falamos de racismo #1 - selma uamusse

com selma uamusse

29 Out

Quinta

22:00

gratuito

blackbox

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

Toda a discriminação constrói-se através de uma ideia de diferença, o que conduz à questão: diferente de quem? Esta ideia é imposta pelo seu referente, o normativo — no caso português, o sujeito branco. A discriminação racial constitui uma das mais ignorantes construções sociais da humanidade, com os resultados ignóbeis, históricos e contemporâneos, que se conhecem. Este é um ciclo de conversas e cinema que partem do trauma do outro diferente, da “antítese” inventada sobre o qual este se define, e que o dão a ver, que o explicam, que o debatem. O tempo que vivemos torna este ciclo imperativo: está na hora de falarmos sobre este preconceito, das suas formas subtis às mais descaradas, da sua história aos dias de hoje. Está na hora de não ficarmos quietos.
Selma Uamusse, cantora, moçambicana, é a primeira convidada destas conversas. A moderação estará a cargo de João Rosmaninho, arquiteto e professor na Universidade do Minho.
O ciclo de conversas e cinema De que falamos quando falamos de racismo é programado por Marta Machado e Eduardo Brito.

classificação etária m/12 anos

‘What we talk about when we talk about racism” is a series of talks and film screenings about racism and racial discrimination.

Created using Figma