de que falamos quando falamos de racismo #4 - januário jano

9 Jan

Sábado

15:00

gratuito

online

Toda a discriminação constrói-se através de uma ideia de diferença, o que conduz à questão: diferente de quem? Esta ideia é imposta pelo seu referente, o normativo — no caso português, o sujeito branco. A discriminação racial constitui uma das mais ignorantes construções sociais da humanidade, com os resultados ignóbeis, históricos e contemporâneos, que se conhecem. Este é um ciclo de conversas e cinema que partem do trauma do outro diferente, da “antítese” inventada sobre o qual este se define, e que o dão a ver, que o explicam, que o debatem. O tempo que vivemos torna este ciclo imperativo: está na hora de falarmos sobre este preconceito, das suas formas subtis às mais descaradas, da sua história aos dias de hoje. Está na hora de não ficarmos quietos.

Januário Jano é um artista multidisciplinar angolano com o grau de mestre em Belas Artes pela Goldsmith University em Londres. É fundador do Colectivo Cultural Pés Descalços e organizador do TEDxLuanda desde 2012. O trabalho de Januário Jano é feito entre Lisboa, Londres e Luanda, focado numa identidade cultural e pessoal que explora narrativas históricas e contemporâneas. Januário Jano trabalha maioritariamente sob a forma de escultura, instalação (vídeo, fotografia, som) e performance. Tem exposto frequentemente desde 2015.

A moderação da conversa estará a cargo de João Rosmaninho, arquiteto e professor na Universidade do Minho. 

O ciclo de conversas e cinema De que falamos quando falamos de racismo é programado por Marta Machado e Eduardo Brito.

 

 

classificação etária m/12 anos

‘What we talk about when we talk about racism” is a series of talks and film screenings about racism and racial discrimination.

Created using Figma