exposição

dispositivos

caleidoscópio: dispositivos de transporte

por maria d'orey, inês varandas, paulo freitas, sara salgueiro e sérgio macedo

30 Abr

Sábado

10:00

gratuito

pátio interior

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

A 30 de abril, sábado, o nono aniversário do gnration será celebrado com um conjunto de atividades gratuitas compostas por concertos e exposições de artistas internacionais e nacionais. Consulte o programa completo em gnration open day.

Criada no âmbito do programa em rede Caleidoscópio, Dispositivos de Transporte é uma instalação visual e sonora quadripartida e rotativa entre Braga, Guimarães, Fafe e Barcelos. Assenta essencialmente em dois pontos fundamentais: a relação entre estas cidades e a simbiose entre o espaço corporal e urbano que o objeto permite estabelecer em cada uma delas.
Este projeto, desenvolvido por Maria d’Orey, Inês Varandas, Paulo Freitas, Sara Salgueiro e Sérgio Macedo, procura explorar formas de transposição dos limites do espaço físico através da tecnologia, transferindo o foco da peça para o ato de utilização do mesmo em tempo real.
O dispositivo é simultaneamente um recetor e transmissor de informação. Os elementos recetores, instalados em três das cidades, funcionam numa dinâmica de interação com o utilizador, recebendo-a através de sensores informação sobre a proximidade do corpo com o objeto e reproduzindo-a sob a forma de variações sonoras. Paralelamente, esta informação está a ser transmitida para o quarto elemento, na localização principal, resultando em três diferentes composições de luz geradas em tempo real. 

classificação etária m/6

parceiro media 

O Caleidoscópio é uma programação cultural em rede desenvolvida pelas cidades de Braga, Barcelos, Fafe e Guimarães, e apoiada no âmbito do plano Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte) – Programação Cultural em Rede.

Four-piece art installation created under the Caleidsocópio programm.

 

Created using Figma