workshop

gnration plus: autogestão na produção musical

5 Jun

Sábado

10:00 - 13:00

gratuito

blackbox

um curso de capacitação para circulação de bandas e músicos

Os tempos de exceção que vivemos criaram, nos últimos meses, um novo conjunto de desafios para todos aqueles que trabalham, a tempo inteiro ou parcial, no mundo da música. Imposições de lotação, limitações horárias e regras de circulação e cruzamento vieram alterar a cartografia de eventos, salas de espetáculos e espaços de apresentação em Portugal e, com isso, a atividade regular de agentes e bandas. Com a chegada do um novo ano, é cada vez mais importante a profissionalização do sector,  sendo  um caminho essencial para a sua recuperação e sustentabilidade.

Entender as regras formais e informais de funcionamento do chamado “meio da música”, conhecer os tempos que marcam a programação dos diferentes espaços e eventos que compõem o circuito de atuações ao vivo em Portugal e organizar uma estratégica 360 para o lançamento, promoção e circulação de projetos são, hoje, ferramentas cruciais para aqueles que se querem manter à tona da tempestade.

Neste curso acompanhamos, passo-a-passo, as diferentes fases do processo de agenciamento de artistas, desde a criação de ferramentas apelativas e funcionais, até às dicas de contacto com instituições e programadores e a calendarização de ações.

objetivos
· executar com competência e autonomia as tarefas e ações relativas ao agenciamento e circulação de artistas;
· identificar oportunidades de ação na área;
· reconhecer as metodologias de criação e gestão de meios de programação e curadoria;
· identificar e dominar a linguagem e especificidades da área, sendo capaz de interpretar oportunidades de criação e implementação de projetos.

destinatários
· profissionais do meio da música e curiosos interessados nas áreas de agenciamento e promoção de eventos;
· bandas e músicos que queiram potenciar de forma independente a sua atividade;

márcio laranjeira
Márcio Laranjeira, natural de Barcelos, iniciou a sua formação académica na área do Design de Comunicação, o que lhe valeu algumas experiências profissionais em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na The Engine Room em Londres, Reino Unido e no Centro de Design do Recife no Brasil. Em 2009 junta-se à Lovers & Lollypops, assumindo o papel de direção artística na estrutura e nos festivais TREMOR e Milhões de Festa. Além de programador é também responsável pelo agenciamento de artistas nacionais e internacionais como Boogarins, Altin Gun, Jacco Gardner ou Killimanjaro.
Paralelamente ao trabalho desenvolvido na Lovers & Lollypops, desde 2011 tem desenvolvido atividade de relevo na formação das Indústrias da Música, como docente convidado na pós-graduação de Gestão nas Indústrias da Música no Instituto Politécnico de Coimbra em 2017, tutor no programa da União Europeia JUMP, e desde 2019 até ao presente, coordenador do curso de Music Business na Arda Academy no Porto.

inscrições em autogestaoproducaomusical@gmail.com

Created using Figma