música

julho é de jazz: luís vicente quartet

16 Jul

Sexta

21:15 (nova hora)

7 eur individual / 20 eur passe-geral

blackbox

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

O trompetista português Luís Vicente tem-se destacado pela sua intensa atividade ao longo da última década, desenvolvendo música livre ou composta, mas sempre intrigante e atraente. Eclético e versátil, o compositor e instrumentista dá-se entre apresentações solo ou formações em trio ou quarteto, tendo levado a palco importantes colaborações, onde notoriamente destacamos a partilha com os influentes músicos norte-americanos William Parker (contrabaixo) e Hamid Drake (bateria). É com base na relação de partilha que Luís Vicente convidou o extraordinário contrabaixista britânico John Edwards, figura incontornável e uma referência na história do jazz, para juntos tocarem numa digressão portuguesa que é acolhida pelo Julho é de Jazz. Por motivos de força maior, que impediram Edwards de integrar este conjunto de concertos um par de semanas antes do seu início, Luís Vicente lança um novo desafio da partilha a outro contrabaixista colossal do universo jazz: Luke Stewart, norte-americano que é uma figura central na cena nova-iorquina e foi recentemente destacado pela reputada revista Downbeat como um dos 25 músicos jazz mais influentes da sua geração.
Em palco, com Luís Vicente e Luke Stewart, juntar-se-á ainda uma formação com a qual Vicente tem tocado e gravado desde 2015: John Dikeman, reconhecido saxofonista norte-americano a residir em Amesterdão e com quem o português tem construído uma frutuosa relação artística; e Onno Goevart, jovem baterista holandês e figura já recorrente nos palcos do nosso país, que vimos ao lado de músicos de reconhecido mérito como Rodrigo Amado e Gonçalo Almeida.
Para esta digressão, Luís Vicente preparou um reportório especial. Explorando um arrojado caminho de criação, o exímio trompetista e talentoso compositor experimenta, propõe e inventa, entendendo a melodia como ponto de partida para uma sinergia que se pautará pela liberdade. Um convite irrecusável para assistir à contínua ascensão de um dos nomes sólidos do jazz em Portugal ao lado de um outro virtuoso que, para além de um carreira a solo bastante singular, acompanha nomes como Irreversible Entanglements, Moor Mother, Heroes are Gang Leaders, Black’s Myths ou Jaimie Branch.

a digressão de luís vicent quartet em portugal tem o apoio à circulação da fundação gda
fotografia de Cees van de Ven

m/6
programa inserido no festival zz

parceiros
município de braga
braga – capital da cultura do eixo atlântico
rum.pt
jazz.pt

Trumpeter, improviser and composer Luís Vicente, one of the highlighted jazz musicians in Portugal, invites double bassist Luke Stewart, considered as one of the 25 most influential jazz artists of his generation, for a concert featuring also John Dikeman (saxophone) and Onno Goevart (drums) on the line-up.

Created using Figma