música

julho é de jazz: ricardo toscano — a love supreme

15 Jul

Quinta

21:15 (nova hora)

7 eur individual / 20 eur passe-geral

blackbox

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

É conhecida a paixão de Ricardo Toscano pela música de John Coltrane, traduzida pela inserção de temas do mestre em concertos do quarteto liderado pelo jovem – mas já consagrado – saxofonista português. Em entrevista, Toscano chegou mesmo a referir que, ao vivo, opta muitas vezes por começar logo pela música de Coltrane, de modo a obrigar-se, à partida, a assumir a sua humildade não só face a essa lendária figura da história do jazz como à própria música que toca, seja esta tirada do cancioneiro norte-americano, das grandes personalidades do género ou de sua própria escrita. Só moldando o ego é, no seu entender, possível uma verdadeira entrega às tramas musicais.
Desta vez, Toscano decidiu dedicar todo um programa a John Coltrane, escolhendo uma das suas edições mais marcantes, o álbum A Love Supreme. Gravada a 9 de Dezembro de 1964 no Van Gelder Studio, em New Jersey, para a Impulse!, com os préstimos de McCoy Tyner, Jimmy Garrison e Elvin Jones, esta suite em quatro partes resultou tanto no melhor disco que Coltrane deixou para a posteridade como num dos mais importantes alguma vez lançados desde que a fonografia foi inventada – algo que pacificamente se conclui do que sobre o dito afirmou a generalidade da crítica e da receção que vem tendo desde então pelos seus fãs, ainda hoje continuando a ser um “bestseller”.
Não é por arrogância ou presunção que Ricardo Toscano (saxofone alto), João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e João Lopes Pereira (bateria) se atrevem a pegar em tamanha obra-prima, mas por devoção e em homenagem a um músico que jamais será esquecido. Fazem-no com brilho, mas também com a consciência de que nunca poderão igualar a genialidade do original, e por isso – mas também por crerem que, no jazz, a recriação vale mais do que a mera reprodução – nem se atrevem a copiar o que nesse registo ouviram.

m/6
programa inserido no festival zz

parceiros
município de braga
braga – capital da cultura do eixo atlântico
rum.pt
jazz.pt

John Coltrane’s 1965 classic ‘A Love Supreme’ performed by Ricardo Toscano quartet, one of the most important jazz formations active nowadays in Portugal.

Created using Figma