música

michael gira + kristof hahn (swans)

7 Dez

Quarta

22:00

15 eur

blackbox

Michael Gira é um dos maiores nomes do rock avant-garde das últimas quatro décadas. Fundador, vocalista e guitarrista de Swans, banda seminal de art-rock e rock experimental de Nova Iorque, e que rapidamente ficou reconhecida pelo som agressivo, volume extremo e gritos e rosnares auto-abusivos de Gira. Ao longo da primeira vida da banda, editaram dez álbuns onde desenvolveram os alicerces do rock industrial e se aventuram por diferentes caminhos sonoros, desde o folclore atmosférico de Children of God (1987) à declaração final, Soundtracks For The Blind (1997), que incorporou, em mais de duas horas e num só álbum, todos os elementos que ao longo dos anos foram fazendo parte da identidade da banda.

Depois de década e meia de atividade e centenas de tours frenéticas, Gira dissolveu Swans. Logo após o término da banda, o norte-americano formou o grupo folk The Angels Of Light e lançou-se a solo com composições mais acústicas. Em 2010, os Swans renasceram para a sua segunda vida com o disco My Father Will Guide Me up a Rope to the Sky (2010) e a mesma energia e reputação frenética e agressiva que conquistaram ao longo de boa parte os anos 80 e 90.

Com um novo livro acabado de publicar, “The Knot: Complete Words for Music, Collected Stories and Journals”, Michael Gira inicia, no Outono, a primeira digressão em quatro anos. A parte do concerto será assegurada pelo (também lendário) guitarrista Kristof Hahn. Músico avant-garde, conhecido pelo uso da lap-steel guitar e companheiro de longa data nos Swans e em The Angels of Light, editou este ano ‘Six Pieces’, um novo álbum a solo.

Antes de ouvirmos um novo álbum dos Swans, com lançamento previsto para 2023, teremos a oportunidade única de ver Michael Gira e Kristof Hahn, duas das lendas vivas da música experimental, num registo a solo.

 

Swans’ legendary frontman, Michael Gira, tours for the first time in four years with Swans guitarist Kristof Hahn, performing in mosttly unique and non-tradition locations across Europe.

Created using Figma