música / online / vídeo

órbita: sarnadas + inês castanheira

18 Set

Sábado

21:30

gratuito

online

Órbita, o novo ciclo de programação do gnration, é pensado exclusivamente para o formato online. À sua volta gravitam novas obras encomendadas e são estabelecidas pontes com o programa presencial, com foco nos domínios da música, arte e tecnologia.

Sarnadas é uma das entoações inquisitivas de João Sarnadas, músico e artista transdisciplinar (Well, José Pinhal Post-Mortem Experience, Flamingos) e membro do coletivo Favela Discos. Sob este epíteto, polariza a sua expressão relativamente ao seu projeto solo Coelho Radioactivo, despindo o som de artifícios e focando-se na manipulação clínica de momentos pelo estender das melodias em longas camadas. O seu novo tento, The Hum, sintetiza o método de construção musical na busca de miragens e paisagens constantes, mas mutantes. O nome The Hum surge de um fenómeno auditivo envolto em mistério: um som de baixa frequência presente em várias cidades, persistente e invasivo, de origem desconhecida, não audível por todas as pessoas, uma presença sonora intangível, abstrata e desconhecida.
Para a apresentação no ciclo órbita, Sarnadas convida Inês Castanheira para a criação conjunta de uma peça audiovisual, onde o som e o vídeo entram num diálogo que procura abordar um espaço cenográfico, que reflita uma ideia de espaço disforme e que habita algures entre o real e o universo dos sonhos ou do surrealismo.
Artista transdisciplinar e investigadora, Inês Castanheira foca o seu trabalho no diálogo contínuo entre arte e tecnologia, explorando e combinando imagem, som, eletrónica, programação e interatividade.
m/6
online — facebook e youtube

Portuguese electronic musician Sarnadas and visual artist Inês Castanheira presents an audiovisual piece commissioned for Órbita, gnration’s new online programme that features transdisciplinary works between music, art and technology. 
Created using Figma