conversa

ralf baecker - masterclass e conversa

parceria gnration e escola das artes ucp

19 Nov

Quinta

18:00

gratuito

online

Fruto de parceria entre o gnration e a Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, Ralf Baecker dará uma masterclass, seguida de conversa, que decorrerá em formato online, com acesso gratuito. A conversa será moderada por Cristina Sá.

Ralf Baecker foca o seu trabalho na relação entre arte, ciência e tecnologia. Através de instalações, dispositivos eletrónicos e mecânicos, Ralf Baecker explora os mecanismos fundamentais da tecnologia enquanto veículo artístico. Nas suas representações dos processos digitais e tecnológicos, Baecker propõe uma visão poética acerca da criação contemporânea. No cerne dos seus objetos encontramos uma ligação do virtual com o mundo real. Com uma perspetiva arqueológica dos elementos tecnológicos, Ralf Baecker procura em dispositivos obsoletos vestígios e funções que ainda são detetáveis nas tecnologias atuais. Baecker procura ainda o híbrido entre metodologias digitais, contemporâneas e uma prática artística orientada para a fisicalidade. Como resultado, entende a tecnologia não como uma ferramenta, mas como um instrumento epistemológico, que coloca questões elementares sobre um mundo percecionado através dessa mesma tecnologia.
Baecker foi já distinguido com diversos prémios pelo seu trabalho, incluindo o mais alto prémio do Japan Media Art Festival em 2017, uma menção honrosa no Prix Ars Electronica em 2012 e 2014 e um segundo prémio no VIDA 14.0 Art & Artificial Life Award em Madrid, entre muitos outros galardões de referência internacional.O seu trabalho foi apresentado em festivais e exposições internacionais, como o International Triennial of New Media Art 2014, em Beijing, Künstlerhaus Wien, ZKM | Center for Art and New Media in Karlsruhe, Martin-Gropius-Bau em Berlin, WINZAVOD Center for Contemporary Art in Moscow, Laboral Centro de Arte em Gijon, Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB), NTT InterCommunication Center em Tokyo, Kasseler Kunstverein e Malmö Konsthall.

No gnration, o artista alemão apresenta Floating Codes, a sua primeira exposição em Portugal e que resulta de uma encomenda do gnration. Nesta exposição, o artista apresenta duas peças, A Natural History of Networks e Interface I.

assistir
em Facebook e YouTube da Escola das Artes – Católica Porto

parceria
gnration e escola das artes ucp

In a partnership with Escola das Artes UCP, gnration presents a masterclass and talk with German media artist Ralf Baecker. Watch it online here

Created using Figma