instalação

scale travels: análise de um paraíso fugaz, por mariana vilanova + marcelo reis

11 Fev

a 6 Mai

gratuito

galeria inl

m/6

Análise de um Paraíso Fugaz é o novo trabalho de Mariana Vilanova e Marcelo Reis. Surgiu de uma residência no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, junto do grupo NOA, cuja investigação de células fotovoltaicas procura tornar a produção de energia solar mais eficiente e sustentável.
Esta instalação explora a forma como acreditamos, cada vez mais, na salvação através da tecnologia, da mesma forma que acreditamos na salvação através da fé em Deus. A evolução tecnológica é vista como uma entidade superior, sobre a qual não temos controlo. Criamos a ilusão de que as soluções que nos apresenta são definitivas, o que desvaloriza a evolução científica, composta por várias respostas efêmeras que estão na base do pensamento futuro.
Mariana Vilanova e Marcelo Reis colaboram regularmente desde 2018. Mariana Vilanova é uma artista radicada no Porto que expõe regularmente desde 2016. Ao longo dos anos tem vindo a apresentar trabalhos que exploram temas como o impacto da tecnologia no ser humano e no planeta. Em 2021, concluiu o Mestrado em Multimédia com a obra Evoking a Simulated Past, apresentada no gnration. Marcelo Reis é artista plástico e produtor musical, sobre o nome Wushta, e explora a transmissão, tradução e adulteração de sinal/mensagem entre diferentes media. Apresentou a obra To be devoid of meaning is not identical to being lifeless (2019) e participou na revista Dose #5 com Binary Rhythm (2020), que foi seguida de Death upon my thought (2021) apresentada no lançamento da Dose #6. 

scale travels é um programa colaborativo sobre arte e nanotecnologia

parceiro
inl ‑ laboratório ibérico internacional de nanotecnologia
direção artística e produção
gnration
supervisão científica
inl ‑ laboratório ibérico internacional de nanotecnologia

Under Scale Travels, a collaborative program about art and nanotechnology between gnration and International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), Portuguese artists Mariana Vilanova and Marcelo Reis present a new installation.

Created using Figma