conversa

ocupa #6: scanner

17 Dez

Sexta

19:00

gratuito

sala multiusos

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

aviso: por motivos alheios ao gnration, o produtor de música eletrónica Vessel e a violinista e compositora Rakhi Singh foram obrigados a cancelar a sua presença nesta edição do OCUPA. Em substituição, estará o produtor britânico Scanner, que apresentará um espetáculo acompanhado pelos visuais de Adriana Romero e Joana Patrão. Paralelamente, e por motivos alheios ao Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, também as sessões de exploração e improvisação Clube de Inverno sofreram alterações; a apresentação pública decorrerá agora um dia antes, na quinta-feira, e terá agora entrada livre; já as sessões de trabalho arrancam agora na segunda-feira, um dia mais cedo que o previsto anteriormente. Por consequente destas duas mudanças, o programa do evento foi reformulado para o formato que apresentamos e que pode ser consultado aqui.

Scanner é o pseudónimo do consagrado produtor de música eletrónica e artista multimédia Robin Rimbaud. Desde 1991, é uma figura ativa na arte sonora, produzindo concertos, instalações e gravações. Os álbuns Mass Observation (1994), Delivery (1997) e The Garden Full of Metal (1998) foram aclamados pela crítica como trabalhos inovadores e inspiradores na eletrónica contemporânea.

O trabalho de Rimbaud pode também ser ouvido em dezenas de peças de dança como Nightfall, o primeiro espetáculo de ballet virtual do mundo. É autor de desenhos sonoros encontrados em objetos e locais inesperados, como o despertador Wake up Light da Phillips, o sistema de telefones da Cisco e ainda a Salles des Departes de uma morgue de Paris.

Colaborou com diversos artistas de referência como Bryan Ferry, Wayne MacGregor, Mike Kelley, Torres, Michael Nyman, Steve McQueen, Laurie Anderson, Hussein Chalayan, entre muitos outros.

OCUPA é um evento promovido pela cooperativa AUAUFEIOMAU com apoio do Município de Braga e gnration que propõe uma perspetiva sobre a produção artística nos domínios da música eletrónica e arte digital. Protagonizada por artistas oriundos ou residentes em Braga, o OCUPA apresentou já cinco edições de sucesso. Para a sua sexta edição, apresenta um programa de concertos, instalações e conversas, onde artistas locais e figuras de referência nacional se cruzam.

classificação etária m/6 anos
 parceiros auaufeiomau, município de braga, braga media arts
bilhete diário 5 euros
bilhete geral 7,5 euros

programa completo do ocupa #6

Scanner (British artist Robin Rimbaud) is a artist and composer whose wokr traverses the experimental terrain between sound and space connecting a diverse array of genres. Since 1991 he has been intensely active in sonic art, producint concerts, installations and recordings.

Braga’s position on the media arts scene has grown stronger on the past few years, leading to become an UNESCO Creative City for the Media Arts. OCUPA is a yearly event focused on showcasing Braga’s creators on the digital arts and electronic music field.

Created using Figma