instalação

the stage is (a)live, por joana chicau e renick bell

16 Jan

a 3 Abr

gratuito

galeria gnration

aviso
No cumprimento das novas medidas de restrição decretadas pelo Governo, que implica um novo confinamento geral, o gnration informa que encerrará ao público a partir de 15 de janeiro e a sua programação será suspensa até ao final do presente mês. Como consequência, no programa expositivo, o novo trabalho de Joana Chicau e Renick Bell, que inauguraria a 16 de janeiro, terá abertura adiada, com nova data a ser anunciada oportunamente.

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

A instalação The Stage is (a) Live parte de Choreographies of the Circle & Other Geometries (www.geometries.xyz),  projeto em desenvolvimento levado a cabo por Joana Chicau e Renick Bell, que realiza uma pesquisa sobre protocolos sociotécnicos para live coding audiovisual, para performance ao vivo colaborativa, e programação JavaScript em ambiente peer-to-peer. A instalação baseia-se na web e trabalha as interações entre dançarinos algorítmicos que colocam em movimento uma infinidade de peças de áudio e de elementos visuais. 

Joana Chicau é designer gráfica, programadora e investigadora, com um percurso na área da dança. Na sua prática artística liga os ambientes e linguagens de programação com a coreografia. A sua investigação baseia-se na interseção entre corpo e ambientes construídos, desenhados e programados, procurando uma abertura de caminhos onde as ciências digitais se tornem mais acessíveis ao público. Tem organizado e participado em eventos com performances que envolvem programação de código colaborativa a partir de vários locais, improvisação algorítmica, debates abertos sobre igualdade de género e ativisimo. 

Renick Bell é um músico, programador e professor americano baseado em Tóquio, reconhecido como um dos pioneiros da música codificada ao vivo, incluindo algoraves, e pelos seus lançamentos de música algorítmica. Bell cria a sua música a partir de um sistema de codificação ao vivo, Conductive, que ele próprio desenvolveu.  

‘The Stage is (a)Live’, from Portuguese artist Joana Chicau and North-American artist Renick Bell, is a web based installation that stages the interactions between algorithmic dancers that set into motion a myriad of audio pieces and visual elements.

Created using Figma