instalação

the stage is (a)live, por joana chicau e renick bell

16 Jan

a 10 Abr

gratuito

galeria gnration

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

A instalação The Stage is (A)live parte de Choreographies of the Circle & Other Geometries (www.geometries.xyz), projeto em desenvolvimento levado a cabo por Joana Chicau e Renick Bell, que realiza uma pesquisa sobre protocolos sociotécnicos para live coding audiovisual, para performance colaborativa ao vivo, e programação JavaScript em ambiente peer-to-peer. A instalação baseia-se na web e trabalha as interações entre dançarinos algorítmicos que colocam em movimento uma infinidade de peças de áudio e de elementos visuais.
O trabalho apresentado desdobra-se também numa versão web, que pode ser experienciada em casa através do site www.geometries.xyz/theStageIsAlive/index.html.

Joana Chicau é designer gráfica, programadora e investigadora, com um percurso na área da dança. Na sua prática artística liga os ambientes e linguagens de programação com a coreografia. A sua investigação baseia-se na interseção entre corpo e ambientes construídos, desenhados e programados, procurando uma abertura de caminhos onde as ciências digitais se tornem mais acessíveis ao público. Tem organizado e participado em eventos com performances que envolvem programação de código colaborativa a partir de vários locais, improvisação algorítmica, debates abertos sobre igualdade de género e ativisimo.

Renick Bell é um músico, programador e professor americano baseado em Tóquio, reconhecido como um dos pioneiros da música codificada ao vivo, incluindo algoraves, e pelos seus lançamentos de música algorítmica. Bell cria a sua música a partir de um sistema de codificação ao vivo, Conductive, que ele próprio desenvolveu.

‘The Stage is (a)Live’, from Portuguese artist Joana Chicau and North-American artist Renick Bell, is a web based installation that stages the interactions between algorithmic dancers that set into motion a myriad of audio pieces and visual elements.

Created using Figma