e c o t a c t i c s
astrida neimanis
Centrando-se nas metodologias exploratórias da literacia ambiental, E C O T A C T I C S é uma série de conversas que cruza uma rede de investigadores que têm vindo a experimentar novas abordagens para a investigação ecológica.
Derivando em torno de conversas sobre o trabalho de campo, metodologias de investigação, ecopedagogia e práticas ecocríticas, este programa reúne artistas e investigadores, que desenvolvem o seu trabalho através dos campos da arte e antropologia sonora, estudos dos media, hidrofeminismo, e ativismo pedagógico. Ao fazê-lo, aborda debates atuais sobre o extrativismo e política de recursos, oceanografia e ecologia sonora, a distribuição da toxicidade e a circulação dos meios digitais.
margarida mendes
Margarida Mendes é investigadora, curadora e ambientalista. Cria fóruns e exposições transdisciplinares onde modos alternativos de educação e práticas sensoriais podem catalisar imaginação política e a ação restaurativa. Participa em coletivos de ativismo anti-extrativo e ecopedagogia, colaborando com ONGs marinhas, universidades e instituições do mundo da arte.
#4 – astrida neimanis
Astrida Neimanis é uma teórica cultural que trabalha na intersecção do feminismo e da mudança ambiental. A sua investigação centra-se nos corpos, na água e no clima, e em como estes podem ajudar-nos a reimaginar a justiça, o cuidado, a responsabilidade e a relação no tempo da catástrofe climática. O seu mais recente livro, “Bodies of Water: Posthuman Feminist Phenomenology”, é um apelo para que os humanos examinem as suas relações com os oceanos, bacias hidrográficas e outras formas de vida aquática. A prática de investigação de Astrida inclui colaborações com artistas, escritores, cientistas, makers, instituições educacionais e comunidades, muitas vezes sob a forma de pedagogias públicas experimentais.
curadoria e moderação margarida mendes