conversa

conversas do paraíso: memórias anoitecidas (quantos mundos há numa biblioteca, para parir o sol?)
com ruben zacarias e moderação de rosa cabecinhas
O crescente número de forças incitadoras de ódio e as que impulsionam a sua revelação refletem a feiura coletiva. Numa busca pela beleza, Ruben Zacarias regressa às estantes bibliotecárias para encandecer a alma humana, num caminho que passa por inflar a história do povo africano e a sua poesia, que é também filosofia e debate. O artista plástico moçambicano estará em residência artística na Biblioteca Municipal de Braga numa pesquisa multidisciplinar que culminará na criação de um trabalho plástico performativo e numa conversa com moderação da investigadora e professora universitária Rosa Cabecinhas.
O PARAÍSO regressa para mais uma edição dedicada às expressões artísticas afrodescendentes e lusófonas, desta vez com um foco especial na celebração dos 50 anos das independências dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Este ano, três eixos de programação — Arte, Pensamento e Mediação — dão corpo a um festival onde se escuta e se pensa a partir das margens, dos arquivos e das vozes que continuam a elevar a afrodescendência na atualidade.
ruben zacarias
Artista plástico e autor literário moçambicano, é formado em artes plásticas pela Bindarte. Ilustrador de literatura infanto-juvenil, palestrante sobre Violência no namoro, Soft skills e co-fundador da Galeria Papoila, com Marisa Pedrosa. Lançou o seu último livro de contos À sombra com nenhum elefante, em 2024. Realizou várias exposições individuais como Sonhos de um Camaleão (2021), Herdeiros do Sol (2022), À espera de nenhum milagre” (2023) ou Conexões (2024). Os murais de Niassa, um exercício filosófico para o futuro, três trabalhos realizados na cidade de Lichinga, e Coexistência, painel realizado na reserva especial do Niassa, são as mais recentes intervenções urbanas. Participou, em 2025, na Bienal de Arte Contemporânea da Maia e na residência artística do mesmo evento, com a criação de uma pintura exposta na fachada do edifício.
rosa cabecinhas
Professora no Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar e coordenado diversos projetos internacionais sobre comunicação intercultural, memória social e mudança social. Realizou trabalho de campo nos diversos países de língua oficial portuguesa sobre as representações sociais da história, diversidade e dinâmicas identitárias. Atualmente, é investigadora principal do projeto Migrações, Media e Ativismos em Língua Portuguesa: Descolonizar Paisagens Mediáticas e Imaginar Futuros Alternativos e co-coordena a linha de investigação Espaço Público no projeto CONCILIARE – Confidently Changing Colonial Heritage (2024-2027).
programa completo
qui · 18 set
21:30 · cinema · gnration · gratuito
independência (2015), de fradique
sex · 19 set
18:00 · conversa · livraria centésima página · gratuito
conversas do paraíso: e depois da independência? das lutas da libertação às lutas de hoje, com sheila khan, tiago vieira da silva e marta machado, com moderação de marisa rodrigues (bantumen)
21:30 · ópera · theatro circo · 20 eur
adilson, uma ópera de dino d’santiago
sáb · 20 set
10:30 · visita guiada · cidade · gratuito
o império ainda mora aqui? memórias, marcas e caminhos da descolonização em braga com chisoka simões
17:00 · conversa · gnration · gratuito
conversas do paraíso: memórias anoitecidas (quantos mundos há numa biblioteca, para parir o sol?), com ruben zacarias e moderação de rosa cabecinhas
21:30 · música · gnration
banda monte cara
23:00 · música · gnration
fidju kitxora
apresenta racodja
apoios república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.
apoio à divulgação antena 3. rdp áfrica. rtp
Mozambican visual artist Ruben Zacarias will be in artistic residence at the Braga Municipal Library as part of a multidisciplinary research project that will culminate in the creation of a performance and this talk.