serviço educativo / workshop

como desenhar uma cidade?

fora do circuito

17 Dez

a 18 Dez

gratuito

O projeto “Como Desenhar uma Cidade?” parte de três eixos/momentos de trabalho distintos: 1) o eixo participativo; 2) o eixo exploratório; 3) o eixo artístico. Neste processo pretendemos envolver um grupo de pessoas provenientes de contextos sociais, económicos e culturais distintos, que vivam, estudem ou trabalhem em Braga, num processo de reflexão, prática e criação, em torno da premissa chave de construir um espaço social coletivo, mais inclusivo, acessível e participativo, através da fusão de três linguagens artísticas: o teatro, a música e as artes visuais. Este projeto está incluído no programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, da Fundação Calouste Gulbenkian.


música e composição 
workshop destinado exclusivamente à comunidade partis
workshop · 17 dez · 10:00‑16:00

Neste workshop vamos desenvolver um trabalho em torno da exploração criativa de um instrumento, procurando olhá‑lo como uma estrutura polivalente. Neste processo pretende‑se que os participantes adquiram competências básicas no domínio da composição musical simples através de uma prática em torno de recursos acessíveis. 

formador josé alberto gomes e joana gama
limite de participantes 15 participantes

 

territórios poéticos
workshop · 17 dez · 10:00‑16:00

Neste workshop de criação teatral vamos explorar a ideia de território através das características de cada uma das pessoas do coletivo de participantes. Queremos observar e praticar minuciosamente a poesia de cada movimento, de cada posição crítica, de cada nova palavra, de cada nova reinvenção do quotidiano. E no final vamos apresentar esta nova forma de olhar para o mundo, uma forma que se apoia na ideia de olhar para cada indivíduo como um ser plural, inconstante, imprevisível e infinitamente misterioso. Cada indivíduo como um novo território poético. 

formador marco paiva
limite de participantes 18 participantes
público‑alvo pessoas que residam, estudem ou trabalhem na cidade de braga
inscrição em circuito@bragamediaarts.com

 

assembleia comunitária
conversa · 18 dez · 19:00‑21:00

Nesta assembleia apresentamos o projeto “Como Desenhar uma Cidade?” através do visionamento da primeira parte do documentário sobre o projeto. Do mesmo modo que funciona uma assembleia também esta terá um espaço de debate e conversa sobre os assuntos deste projeto: a ideia do acesso à cultura e à arte; quem tem estado de fora? O que ainda podemos fazer juntos para ter uma cidade mais acessível, inclusiva e participativa? Na assembleia participam todos os bracarenses que mostrem interesse pelas temáticas abordadas e será moderada por um representante do projeto “Como Desenhar uma Cidade?”, um representante do Município de Braga e um representante da Acesso Cultura.

Created using Figma