exposição / instalação

mode confusion, por peter burr
info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço
Em Mode Confusion, o artista norte-americano Peter Burr apresenta uma exposição de trabalhos vídeo de cariz imersivo, baseada nas obras Dirtscraper (2019) e Pattern Language (2017, onde explora o conceito de videojogo para apresentar um labirinto em constante mutação. Para além destas duas peças, apresenta ainda as obras Drop City (2019) e Falling Method (1) (2019).
Dirtscraper trata-se uma paisagem teorizada do desenvolvimento urbano. Através de um videojogo generativo, Burr mostra os moradores de uma “arquitetura inteligente” a atuar como narradores informais. À medida que a formação do Dirtscraper evolui, uma variedade de mitos emergem. Os membros da comunidade virtual contam histórias que os envolvem, relacionamentos e até aspetos de saúde mental, numa tentativa de reprimir o ruído constante das circunstâncias precárias em que vivem. Burr situa esta peça para além dos arquétipos de utopias futuras, voltando-se para a corrosão de uma sociedade apócrifa. O trabalho emula um corpo coletivo que foi submetido ao funcionamento interno de uma simulação em rede; os blocos habitacionais são invadidos pela indústria, os moradores são deslocados, o Antropoceno esmorece. O que resta é a história de uma cidade constantemente cinética e das pessoas que permanecem como habitantes
Pattern Language é um termo atribuído pelo arquiteto Christopher Alexander para descrever a vitalidade de certas ambições humanas através de um índice de padrões estruturais. Alguns defensores desta abordagem de design afirmam que as pessoas comuns podem usá-la para resolver complexos problemas de design. Nesta peça, o vocabulário do sistema de Alexander é utilizado para a construção de um labirinto em constante mutação. Esta instalação vídeo estreou como um sistema vídeo de 4 canais e, desde então, foi adaptado a filme e a uma variedade de formatos de instalação personalizados, incluindo uma variedade de centenas de painéis LEDs em Times Square (Nova Iorque). No gnration, Burr apresentará a versão de um canal.
Drop City é um retrato de uma comunidade de computadores. O nome deriva da primeira comuna hippie rural dos Estados Unidos, uma colónia no sul do Colorado formada em 1965, construída com lixo descartado, carros acidentados e outros detritos transformados em estruturas vivas inventivas. Uma década depois, a Drop City foi completamente abandonada, já não existindo na atualidade.
Falling Method é retirado de uma série de trabalhos em vídeo que exploram os impactos de corpos simulados. Neste trabalho, um único avatar é empurrado para uma descida sem fim, com o corpo quebrado em trajes profissionais.
Peter Burr é um mestre na animação de computador com um dom na criação de imagens e ambientes que pairam entre a abstração e a figuração. Os trabalhos de Peter Burr têm sido apresentados internacionalmente em várias instituições incluindo Documenta 14 (Atenas), Moma PS1 (Nova Iorque) e Barbican Centre (Londres).
A galeria gnration tem o apoio da EDIGMA.
“Mode Confusion’” features a collection of Peter Burr’s immersive moving image artworks that explore the video game concept of an infinitely mutating labyrinth. The exhibition presents the works ‘Dirtscraper’ (2019) , ‘Pattern Language’ (2017), ‘Falling Method (1)’ (2019) and ‘Drop City’ (2019).