exposição

genesis, por mario de vega

10 Jul

a 27 Set

gratuito

galeria um

Construída a partir da interpretação e tradução da reza do pai-nosso em várias línguas em simultâneo, GENESIS é a mais recente obra do artista Mario de Vega. Baseando-se nas impressões multiculturais causadas pelas repetições dissonantes da oração mais praticada do mundo, esta exposição cria uma situação aural e uma experiência psicoacústica, que nos convida a refletir sobre as complexidades que estão por detrás do uso da tradução linguística como instrumento histórico de doutrinação, colonização e imposição cultural.
Natural da Cidade do México e atualmente a trabalhar entre o país natal, a Alemanha e Portugal, Mario de Vega é um artista interdisciplinar que desafia os limites e a perceção da audição. Através de fenómenos vibratórios, intervenções arquitetónicas, performances direcionais e interfaces eletrónicas, o seu trabalho artístico assenta em experiências sensoriais que utilizam o som como material psicofísico, procurando provocar reações físicas e emocionais que afetam o ouvido e os processos cognitivos associados ao ato de ouvir. Com uma vasta trajetória internacional, as suas obras já foram exibidas pela América do Norte e Sul, Ásia e por toda a Europa . Foi artista convidado e palestrante em instituições de renome como a Universidade da Cidade de Hong Kong, a Universidade de Artes de Berlim, o Centro de Design, Cinema e Televisão da Cidade do México, a Riksakademi, de Amesterdão ou a Universidade Nacional da Colômbia. Desde 2020 é também professor na prestigiada Kunsthochschule Kassel, a universidade de artes internacional de Kassel, na Alemanha.

apoios república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.

 

GENESIS, by Mexican interdisciplinary artist Mario de Vega, is a psychoacoustic piece based on the interpretation of the Lord’s Prayer on various languages, inviting us to ponder on translation as a historic tool for colonisation.

Created using Figma