conversa / instalação / música

ocupa #4

perspetiva sobre música eletrónica e arte digital em braga

14 Dez

Sábado

vários locais

Nos últimos anos a cidade de Braga assumiu uma posição dianteira no domínio das media arts em Portugal, cimentada pela atribuição do título de Cidade Criativa da UNESCO e legitimada, entre outros, pelo sucesso internacional do festival SEMIBREVE, pelos já históricos Encontros da Imagem, pela oferta artística e formativa do gnration e pelo crescente número de artistas a operar nesta área. O OCUPA, evento promovido pela cooperativa AUAUFEIOMAU com apoio da Câmara Municipal de Braga e gnration, visa promover uma perspetiva sobre a produção artística nos domínios da música eletrónica e arte digital por artistas oriundos ou residentes em Braga, componente vital para a plena afirmação de Braga como cidade de referência nas media arts. Para a sua quarta edição o OCUPA volta a abrir a porta a artistas internacionais, em diálogo com o talento local. O projeto cinematográfico Híbridos, de Vincent Moon e Priscilla Telmon, será musicado ao vivo pelo libanês Rabih Beaini e pelo português Pedro Oliveira. O programa completa‑se com Frederico Dinis, Cody XV e a apresentação final do Clube de Inverno, este ano liderado pelos Sensible Soccers e pela artista visual Cláudia Oliveira. A tarde será ocupada com um programa de conversas sobre a relação entre tecnologia, arte e performance, com a participação de Silvestre Pestana, Heitor Alvelos, Miguel Pedro, Pedro Oliveira e Pedro Portela. Pela primeira vez no programa, o OCUPA apresentará uma masterclass, conduzida por Vincent Moon. 

PROGRAMA

masterclass · 14:00‑17:00
ancient shamanism, nomadic cinema and the in between – how (and why) to create in the revival por vincent moon
Como filmamos hoje? E quem é que filmamos? Por que fazemos imagens e com que impacto, num momento de crise global? Numa rara e intensa masterclass, recorrendo a alguns dos seus próprios filmes e gravações musicais feitas um pouco por todo o mundo, o cineasta e artista francês Vincent Moon vai  explorar ligações entre as ferramentas digitais modernas e as antigas técnicas sagradas de xamãs e  curandeiros ‑ e encontrar associações estranhas e impressionantes entre os dois mundos. 

masterclass ministrada em inglês · iniciativa braga media arts – BMA lab

conversa · 15:30 · pátio interior
o papel da tecnologia na criação artística contemporânea com silvestre pestana (artista visual) e moderado por heitor alvelos
Poeta, artista plástico e performer, Silvestre Pestana é uma das figuras essenciais da arte contemporânea portuguesa. Licenciado em Artes Gráficas e Design pela ESBAP, mestre em Ensino de Arte e Design pela  De Montford University, foi professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra  e estudou Televisão e Música Eletrónica na Universidade de Estocolmo.  Doutorado pelo Departamento de Design do Royal College of Art e Mestre em Comunicação Visual, Heitor Alvelos foi pioneiro na implementação de Investigação em Design em Portugal.

conversa · 16:30 · pátio interior
os novos caminhos abertos pela eletrónica
 com pedro oliveira (músico) e miguel pedro (músico), moderado por pedro portela
Pedro Oliveira (peixe:avião, Dear Telephone, Krake) e Miguel Pedro (Mão Morta, Mundo Cão, Palmer Eldrich, NaN:Collider)) são dois bateristas portugueses que, em diferentes épocas, se iniciaram na exploração da música eletrónica. Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho, é Professor Auxiliar da Universidade do Minho, onde ensina unidades curriculares ligadas à sonoplastia, audiovisuais, públicos e práticas mediáticas.

música · 17:30 · pátio interior
cody xv
CodyXV é o alter‑ ego de Pedro Sousa. Após uma breve passagem pela Índia, onde descobriu uma intrínseca relação entre a música drone e o espiritualismo, dedicou‑se à experimentação e exploração do comportamento do som e os seus aspetos físicos/espirituais, unindo‑ os com o ambiente pós‑ apocalíptico inspirado em Darmstadt. Conta já com dois EPs editados.

música · 21:30 · blackbox
a land of intrinsic contemplation de frederico dinis
O músico Frederico Dinis apresenta uma sinfonia audiovisual inspirada na história e no território da cidade de Braga, cuja identidade é um singular testemunho da sua memória e cuja atmosfera nos transporta para novas dimensões desta cidade, com recurso à exploração dos seus aspetos sonoros e visuais.

música · 22:20 · sala multiusos
clube de inverno com sensible soccers e cláudia oliveira
Apresentação pública do Clube de Inverno, espaço informal de encontro, para exploração e improvisação nos domínios da música e som. Nesta terceira edição, o Clube de Inverno será conduzido pela banda  Sensible Soccers e pela artista media Cláudia Oliveira.

filme-concerto · 23:00 · blackbox
híbridos de vincent moon e priscilla telmon com rabih beaini e pedro oliveira
Híbridos Live é uma performance site specific pelos cineastas franceses Priscilla Telmon e Vincent Moon, onde investigam a relação entre trance, ectasy, música e rituais espirituais. Ao editar em tempo‑ real os seus próprios filmes etnográficos, fundindo cerimónias, improvisando com a voz e vários instrumentos,  criam um ritual cinemático. Híbridos, o projeto, reúne quatro anos de investigação no Brasil, constituindo um largo arquivo sonoro e visual da cultura espiritual da América do Sul. Nesta apresentação, Vincent  Moon e Priscilla Telmon vão contar com a música eletrónica do libanês Rabih Beaini e a percussão, mas  também a música eletrónica, do português Pedro Oliveira, para musicar uma exploração de trance, espiritualidade e cinema.
Vincent Moon e Priscilla Telmon edição vídeo em tempo real 
Rabih Beaini eletrónica
Pedro Oliveira percussão e eletrónica

masterclass · 14:00 · 7 euros
conversas · 15:30 · gratuito
performances · 21:30 · 5 euros

classificação etária  m/6

Braga’s position on the media arts scene has grown stronger on the past few years, leading to become an UNESCO Creative City for the Media Arts. OCUPA is a yearly event focused on showcasing Braga’s creators on the digital arts and electronic music field. After two successful editions, OCUPA returns to gnration for the third time with concerts, talks and a masterclass 

Created using Figma