música

shabazz palaces

apresenta exotic birds of prey

22 Mai

Quarta

21:30

12 eur

blackbox

m/6

Shabazz Palaces, o projeto encabeçado pelo visionário Ishmael Butler, continua a desafiar as fronteiras do hip hop. Nesta primavera, o músico e produtor de Seattle regressa aos palcos com um novo disco acabadinho de sair e cimentando o seu legado como uma das figuras mais inovadoras do século.
Herdeiro de Sun Ra, Alice Coltrane ou Lester Bowie, é impossível descrever o futurismo de Shabazz Palaces, que se vai expandindo a cada novo projeto. A incansável vontade de Ishmael de reimaginar o hip hop remonta aos anos 90 com o grupo Digable Planet. Anos mais tarde forma Shabazz Palaces, continuando a sua busca pelas veias mais experimentais da música afroamericana. Em 2011, estreia-se com o já clássico Black Up, distinguido como um dos discos mais influentes da década de 2010. Em 2015, chega pela primeira vez ao gnration com o segundo disco Lese Majesty (2014) na carteira. Dois anos mais tarde dá-se o regresso à blackbox com uma viagem frenética pelo díptico afrofuturista de Quazarz vs The Jealous Machines e Quazarz: Born a Gangster Star
Abraçando o modernismo no hip hop, Shabazz Palaces lança em 2020 The Don of Diamond Dreams. Exotic Birds of Prey é o mais recente trabalho do músico e produtor e uma sequela direta de Robed in Rareness, editado em outubro de 2023. Ambos mini-albuns compostos por sete canções, nestes projetos Butler atravessa as várias eras do hip hop, entrelaçando passado e presente, e cruzando-os com inspirações no shoegaze, ambient ou vibrações electro-funk distorcidas. 

After seven years, Shabazz Palaces returns to gnration with its most recent seven-song album, Exotic Bids of Prey.

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Created using Figma