performance

BoCA 2019: séance - mediação de mensagens

por mariana tengner barros

12 Abr

a 13 Abr

3 eur

sala de formações

BoCA – Biennial of Contemporary Arts
15 MAR – 30 ABR / Lisboa, Porto, Braga

Mariana Tengner Barros, na sua experiência como bailarina/performer e coreógrafa, foi percebendo o seu papel na mediação de mensagens através do corpo, da voz e dos seus intérpretes, mensagens associadas a ideias, sensações e emoções. Cada vez mais consciente desta mediação, interessa-se por recuperar o lado mediúnico da sua prática, sem querer colocar etiquetas.

A artista concebe “Séance”, performance que parte dos princípios da sessão espírita ou séance. Desenvolvendo um dispositivo teatral com diferentes graus de interpretação, de manifestação do transe, Mariana Tengner Barros navega entre o artificial e o genuíno, transgredindo as suas possíveis formas, introduzindo a ambiguidade entre o real e a ficção, entre as pessoas, que muitas vezes usurpam outras formas de mediação ritual e simbólica.

“Séance” é uma performance intimista, para 3 a 10 espetadores de cada vez, em sessões únicas e contínuas com duração de 30 minutos. Mariana Tengner Barros mergulha esteticamente na era Victoriana, buscando referências no movimento Espírita, que surgiu no séc. XIX, simultaneamente com o movimento feminista e como reação à revolução industrial. Em homenagem a este período, Mariana foca-se no seu corpo como veículo para aceder às “mensagens”, ao discurso histérico em oposição aos mais variados discursos do mestre, que suprimem a necessidade de ligação.

Medidativa, intimista e diferente em cada sessão de 30 minutos, esta performance é como um shot que nos transporta para um mundo paralelo, pela mão de uma das mais interessantes artistas das artes performativas portuguesas.

direção artística e interpretação mariana tengner barros
consultoria artística nuno miguel
sonoplastia jonny kadaver
figurinos e adereços inês monteiro de barros tavares
styling ana sousa
direção técnica daniel oliveira
produção a bela associação
coprodução ZDB, BoCA – Biennial of Contemporary Arts

Portuguese choreographer Mariana Tegner Barros presents her new performance ‘Seánce – Mediação de Mensagens’.

12 abril, sexta-feira
exclusivo a grupos
sessões às 15:00, 16:00 e 17:00

12 e 13 abril, sexta e sábado
público-geral
sessões sexta às: 18:30 e 19:30
sessões sábado às 15:00, 16:00, 17:00, 18:00 e 19:00

m/16

parceria gnration & BoCA Bienal of Contemporary Arts

Created using Figma