música
música contemporânea u.minho @ gnration
Com o aproximar do fim do ano letivo, já se tornou hábito o gnration acolher o concerto de jovens intérpretes da Licenciatura de Música da Universidade do Minho. Este ano, a blackbox volta a abrir as portas para estes talentos emergentes e músicos em formação mostrarem à cidade o trabalho exemplar que desenvolvem nas salas do Convento dos Congregados. Sob orientação do professor Pedro Junqueira Maia, este espetáculo de final de semestre revela o progresso e as aprendizagens adquiridas na unidade curricular de Música Contemporânea. Nesse período, os jovens instrumentistas entram em contacto com o repertório da música contemporânea, abordando, de modo informado, novas linguagens estéticas e técnicas. Este concerto debruça-se sobre o mundo da música de pensamento, de invenção e de pesquisa, celebrando a criatividade por meio da exploração de novas formas de expressão artística.
Através do contacto direto com figuras da composição musical da atualidade, tanto nacionais como internacionais, os estudantes lançam-se a novas e diversas possibilidades criativas e são incentivados a procurar uma identidade criativa própria. Longe de ser uma mera demonstração de particularidades e habilidades musicais, este espetáculo é, acima de tudo, um tributo à criação musical que questiona partituras e obras consentâneas com as especificidades sonoras da música da contemporaneidade.
apoios república portuguesa – cultura, juventude e desporto / direção-geral das artes. rede portuguesa de arte contemporânea (rpac). rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.

















