serviço educativo / workshop

Circuito Summer School

circuito summer school

circuito avançado

10 Jul

a 14 Jul

10:30 - 18:00

25 eur

vários locais

Já não há julho sem a escola de verão do Circuito. A terceira edição do Circuito Summer School propõe uma semana totalmente dedicada à criatividade e experimentação. Nesta escola informal, os participantes terão acesso a um conjunto de workshops dedicados às mais diversas áreas, da inteligência artificial à realidade aumentada, do som à música, passando pelos videojogos. São cinco dias de aprendizagem, criação colaborativa e muita partilha a tempo inteiro.

10 jul · seg

criatividade no desenvolvimento de videojogos
por ctem academy

O desenvolvimento de videojogos é cada vez mais importante no processo de aprendizagem. Para além de desenvolver competências essenciais para o mundo digital, reforça as capacidades de resolução de problemas, bem como as capacidades de trabalho em equipa. Neste workshop, os participantes vão adquirir experiência prática com a tecnologia e aprender como aproveitá-la para criar jogos. Com foco na vertente narrativa, mecânica e estética do desenvolvimento de videojogos, este workshop é dedicado a todos os públicos, mesmo de áreas não tecnológicas. Os participantes irão construir os seus próprios videojogos, histórias e animações, adquirindo competências fundamentais como conceitos básicos de programação, ambientes virtuais 3D, narrativas digitais, arte digital e desenvolvimento de produtos digitais.

11 jul · ter

espaço inexistente – processo de colagem a partir de imagens geradas por inteligência artificial
por carlo giovani e tânia dinis

A partir da descrição textual, direcionamos a criação de imagens geradas por uma inteligência artificial para as misturar com fotografias reais através de colagens analógicas. O objetivo é a produção de cenas, histórias e memórias que questionem o real e a ficção. Nesta oficina, exploraremos a construção, estrutura e pormenores técnicos do texto enquanto descrição e comando para a geração de imagens por meio da inteligência artificial criativa e as formas de direcionarmos a produção de tais imagens. Para além da componente prática, esta oficina terá também uma vertente de pensamento que tem como objetivo uma discussão sobre a aplicação da inteligência artificial no design e na arte, o seu desenvolvimento e acessibilidade, e as suas possibilidades enquanto ferramenta.

12 jul · qua

a linguagem secreta das plantas
por obsolete studio

E se as plantas falassem connosco? Parece impossível, mas as plantas também comunicam entre si e utilizam a eletricidade para o fazer, tal como o nosso cérebro ou os computadores que utilizamos para enviar data. Neste workshop, que mistura arte e ciência, iremos recolher a eletricidade produzida pelas plantas e pelo solo com o intuito de criar sons e mensagens. Será que conseguimos reproduzir a linguagem das plantas?

13 jul · qui

introdução à realidade aumentada (ar) com artivive
por monika reut

Numa introdução à realidade aumentada (AR) e a uma primeira experiência com AR em contexto artístico, os participantes vão trabalhar com a Artivive, uma aplicação gratuita para telemóvel que irá permitir criar as tuas primeiras obras de arte AR 2D. Nesta oficina, vamos criar um trabalho artístico composto por duas camadas — o desenho físico e a realidade aumentada, camada virtual visível no ecrã do telemóvel através da aplicação Artivive. A camada de realidade aumentada pode ser uma imagem estática, uma animação ou um vídeo.

14 jul · sex

um dia de anticatacresofonia — pensar a música escutando o mundo
por interferência

Anticatacresofonia é um projeto de intervenção artística e pedagógica, que pretende dar a conhecer novas sonoridades, práticas e técnicas no âmbito da criação de nova música. O projeto procura mostrar a música como uma arte criativa, como um meio de comunicação com numerosas e diversificadas possibilidades de expressão e interpretação, muitas delas ainda por descobrir. A partir da prática musical exploratória, criativa, cooperativa e interativa, pretende-se que sejam desenvolvidas ferramentas de exploração criativas baseadas na consciencialização para os sons do quotidiano e a sua relação com a música contemporânea dos séculos XX e XXI. O workshop estará estruturado em duas partes complementares: uma parte teórica que consiste em promover momentos de discussão; uma parte prática que se centrará na utilização de objetos do quotidiano para a criação musical e na reutilização desses sons como instrumentos musicais.

público-alvo jovens a partir dos 15 anos

mais informações em bragamediaarts.com/circuito

Circuito é o Serviço Educativo da Braga Media Arts e vem fazer múltiplas ligações entre criação, Media Arts e comunidade. Aqui as novas tecnologias são motor de produção, de conhecimento e de fruição da arte. E as atividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e quem mais quiser juntar-se.
Este é um Circuito aberto a todos. Conheça-o melhor aqui.

mini circuito · atividades e espetáculos para crianças, acompanhadas por familiares
circuito escolar · atividades para a comunidade escolar
circuito avançado · atividades e formação para públicos jovem, adulto e iniciado
circuito para todos · atividades e espetáculos para todos os públicos
fora de circuito · projetos especiais

Created using Figma