guelra, por flávio rodrigues

10 Dez

a 14 Dez

22:00

3 eur

sala de formação

Guelra – Laboratório de Transcriação Coreográfica, é um laboratório transdisciplinar desenvolvido pela Arte Total desde 2012. Este laboratório funciona como residência artística que culminará com a organização do material produzido, numa apresentação pública final.

rúptil | na era dos castigos incorpóreos

Um projeto multidisciplinar e de carácter experimental. É estudado com o propósito de ser apresentado em espaços não convencionais, site-specific e capazes de proporcionar relações variáveis e opcionais entre a obra, o performer e o público. Transeunte, contínuo, frequência, acumulação, processo e criação são algumas das palavras e ideias chave, que em si, dão lugar à ação base e primordial deste projeto, o caminhar. A ação de caminhar desafia e provoca que o performer/criador/caminhante, prossiga (em ato contínuo) registando, respigando, recolhendo, colecionando matérias e materiais que à posteriori, em estúdios e/ou em lugares temporários, se apodere das “matérias-primas” e desenvolva uma serie de esculturas essências e basilares da e para a performance.

As esculturas projetam-se como anotações, registros, poéticas de rompimentos de fronteiras, resquícios de uma espécie de cidade fantasma e obsoleta. Mapeamentos. Objetos ritualísticos, brutos. Convocações, alegorias. Manipuláveis, vulneráveis. Construções e idealizações da condição humana. Fragmentos de uma história. Símbolos. Organismos complexos e em constante mutação. O performer é tempo, ação e espaço. É transeunte. É compositor e maestro. É minucioso, silencioso, e arbitrariamente o nada (o vazio como superação e como desejo). É água (mar).

Flávio Rodrigues tem formação em Dança pelo Ginasiano, Balleteatro, Dance Works Rotterdam e pelo Núcleo de Experimentação coreográfica. Frequentou o curso de Intervenção Pública e Criação de Obras Site-specific na Universidade Lusófona. Desde 2006 que desenvolve os seus projetos, que vão desde performances, filmes, instalações, paisagens sonoras a intervenções públicas.

10 a 14 dez – residência artística
14 dez – apresentação pública final 

classificação etária maiores de 6 anos
lotação 30 pessoas (plateia sentada)

parceiro arte total braga

 Contemporary dance piece created by the Portuguese choreographer Flávio Rodrigues under an artist-in-residence program.

 

Created using Figma