instalação
scale travels: wavelengths of light, por maotik
scale travels
Com o tempo, os microscópios tornaram-se cada vez mais poderosos, permitindo-nos ver mais profundamente o mundo do “ultra-pequeno”. Os cientistas criaram uma série de novos métodos para observar coisas muito menores, usando feixes de eletrões em vez de luz, o que lhes permite ver materiais na escala mais fundamental, a atómica.
Wavelenghts of Light é uma instalação interativa que interpreta diferentes etapas que o cientista encontra na análise de átomos, a fim de melhorar a nossa compreensão da estrutura de materiais nesta escala verdadeiramente profunda.
O público é convidado a colocar diferentes padrões de composição sob um microscópio e, usando um joystick, a analisar as irregularidades na estrutura da partícula. Esta imagem bidimensional capturada em tempo real pelo microscópio é utilizada como um campo de velocidade para gerar o movimento de micro paisagens digitais projetadas na parede. Ao refletir estas partículas em diferentes ângulos, o sistema é capaz de mapear a localização de quase todos os átomos e apresentar uma reconstrução tridimensional das partículas num todo que pode ser observada em realidade virtual no microscópio binocular.
Mathieu Le Sourd, que se apresenta como Maotik, concentra o seu trabalho na criação de ambientes multimédia imersivos e visuais generativos. Como líder da equipa criativa do Moment Factory, Mathieu Le Sourd produziu vários projetos de grande escala, incluindo uma experiência multimédia no novo terminal do aeroporto internacional de Los Angeles e ainda visuais para a digressão mundial dos Nine Inch Nails.
Sempre na procura de novos desafios, Mathieu Le Sourd desenha as suas próprias ferramentas, gera animações a partir de algoritmos e cria mundos 3D para transformar a perceção do espaço. Entre as habituais colaborações encontram-se músicos, artistas sonoros e cientistas, colaborações estas que procuram dar continuidade à sua investigação sobre a relação entre arte, ciência e tecnologia. É a partir deste padrão de investigação que surge o convite a Le Sourd para integrar o programa Scale Travels. Em novembro de 2018, Maotik esteve em Braga para uma residência artística no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, onde manteve contacto direto com os diferentes de grupos de investigadores.
French digital artist Maotik focuses his work on the creation of immersive multimedia environments and generative visuals. Wavelengths of Light is an interactive installation that interprets different steps of the scientist’s practice of atoms scanning in order to improve our understanding of the structure of materials on this truly fundamental scale.
parceiro INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory
supervisão científica Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia
scale travels é um programa colaborativo sobre arte e nanotecnologia