cinema

cinema no pátio: em trânsito, de christian petzold

cinema no pátio

20 Ago

Quinta

21:30

gratuito (requer levantamento de bilhete)

blackbox

em trânsito
christian petzold · alemanha · 2018 · drama · 101’ · m/12
com franz rogowski, paula beer e godehard giese

A história decorre em Marselha, numa amálgama de diversas décadas, inserida num imaginário histórico marcado pela ocupação alemã. Certos cidadãos do outro lado do Reno, como Georg, precisam de fugir do continente, de barco, para escapar ao regime. Na cidade de Marselha, Georg espera obter um visto e, como tantos outros, espera e vagueia sem propósito. O seu caminho vai cruzar-se com o de um escritor que cometeu suicídio e cuja identidade Georg assume.

cinema no pátio* 2020
A Viagem é uma das matrizes essenciais da arte cinematográfica desde a sua génese. Logo na primeira sessão de cinema, a 28 de dezembro de 1895, uma viagem de comboio que chegava à gare de La Ciotat ‘parecia’ sair da tela para a sala do Grand Café des Capucines em Paris. Por isso pode dizer-se que a ilusão da viagem existe no cinema desde sempre, e que o cinema é, também ele uma viagem: pelo menos no tempo cronológico de cada filme e no tempo imaginário de cada história. Num ano tão particular como o de 2020, o Cinema no Pátio propõe quatro viagens cinematográficas: a de redenção de um casal em Viagem a Itália (Roberto Rossellini, 1954), a viagem interior ou da memória em Nostalgia (Andrei Tarkovsky, 1983), o êxodo atemporal de Em Trânsito (Christian Petzold, 2019) e a road trip de Ao Correr do Tempo (Wim Wenders, 1975).
por Eduardo Brito

o ciclo Cinema no Pátio 2020 é programado por Eduardo Brito.
Eduardo Brito trabalha em cinema, fotografia e escrita. Os seus trabalhos exploram os temas verdade-ficção-memória, bem como a relação texto-imagem. Realizou as curtas metragens “Penúmbria” (2016), Declive (2018) e “Ursula” (2020). Escreveu o argumento das curtas “O Facínora” (Paulo Abreu, 2012), “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” (Manuel Mozos, 2015) e “O Homem Eterno” (Luís Costa, 2017) e, com Rodrigo Areias, da longa “Hálito Azul” (2018). Estudou e lecionou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e fez especialização em guião para cinema na Escuela Internacional de Cine y Televisión em Cuba.

acesso
o acesso é gratuito, mas com obrigatoriedade de levantamento de bilhete, disponíveis uma hora antes de cada sessão (abertura 20:30, sessão 21:30).

*alteração do local

Informamos que de modo a ir de encontro a condições de maior conforto e segurança no atual contexto de pandemia, as sessões do cinema do pátio decorrerão na blackbox.

This year’s Cinema no Pátio proposes four cinematographic journeys: the redemption of a couple on a ‘Trip to Italy’ (Roberto Rossellini, 1954), the interior journey in ‘Nostalgia+ (Andrei Tarkovsky, 1983), the timeless exodus of ‘Transit’ (Christian Petzold , 2019) and the road trip of ‘Kings of the Road’ (Wim Wenders, 1975).

Created using Figma