exposição

encontros da imagem 2020: federico estol

11 Set

a 31 Out

gratuito

pátio exterior

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

aviso
Devido ao mau tempo dos últimos dias, a exposição de Federico Estol sofreu danos irreparáveis, sendo impossível a sua reposição em tão curto espaço de tempo. Por esta razão, lamentamos informar que a mesma já não se encontrará disponível até à data indicada para término de exposição.

A 30ª edição dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais irá decorrer entre os dias 11 de setembro e 31 de outubro em Braga. No pátio exterior do gnration irá estar patente a exposição de fotografia Shine Heroes (Heróis do brilho, em português), do fotógrafo uruguaio Federico Estol.

Em Shine Heroes, Federico Estol retrata o fenómeno social na capital boliviana. 3000 engraxadores de sapatos, de todas as idades, saem diariamente para as ruas dos subúrbios de La Paz e El Alto em busca de clientes. O que caracteriza este grupo é o uso de máscaras de ski para que não sejam reconhecidos por quem os rodeia. Eles confrontam a discriminação da qual sofrem através do uso destas máscaras; nos seus bairros ninguém sabe que trabalham como engraxadores, na escola ocultam esse facto, e até as suas próprias famílias acreditam que eles têm outro tipo de trabalho quando se dirigem de El Alto até ao centro da cidade. A máscara é a sua identidade mais forte, o que os torna invisíveis e, ao mesmo tempo, os une. Este anonimato coletivo torna-os mais duros na hora de enfrentar o resto da sociedade, e é esta a sua resistência contra a exclusão que sofrem por realizarem este trabalho.

Federico Estol colabora há três anos com sessenta engraxadores de sapatos associados ao jornal de engraxadores chamado “Hormigón Armado”. Planearam juntos as cenas durante uma série de oficinas de romances gráficos, cujo cenário é a nova arquitetura andina de El Alto. Neste processo os heróis do brilho tornaram-se produtores e protagonistas de um álbum, cujas fotos foram feitas em estilo descontraído de rua, de forma a lutar contra um preconceito social. Hoje, este grupo vive principalmente da venda de álbuns de fotos e cartões postais do projeto, mais do que de engraxar sapatos. É lançada assim uma luz sobre as possibilidades da arte de transformar a discriminação num sinal de luta e sobrevivência que poderia ajudar a promover a integração social.

From a partnership between gnration and Encontros da Imagem – Photography and Visual Arts Festival, our courtyard will host a photography exhibit from Uruguayan photographer Federico Estol.

Created using Figma