residência artística
trabalho da casa: omie wise
info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço
Desde o início de 2015 que o Trabalho da Casa tem sido um palco privilegiado para artistas locais e uma força motriz singular na produção musical da cidade de Braga. Com mais de uma dezena de projetos já apoiados, o programa de criação artística do gnration desafia músicos e bandas a construírem novas obras discográficas e espetáculos, partindo de incubação em contexto de residência. Para além da apresentação pública que está incutida como processo final da residência artística, arriscaríamos a dizer que o legado que tem vindo a deixar no mapa cultural da cidade é de valor artístico incalculável. Gonçalo, Ermo, con+ainer, Máquina Del Amor, Grandfather’s House, Leviatã, Dead Men Talking, Imploding Stars, Bruma, Ângela Polícia, Quadra, FERE e The Nancy Resistance Wide Band compõem o leque de cinco anos de Trabalho(s) da Casa.
A segunda encomenda deste ano atípico tem já destino. Os Omie Wise formaram-se em 2014 pela vontade de Fábio Pinto (guitarra e viola braguesa) e Rui Brito (guitarra), que viria depois a abandonar a formação. O mote era simples, embora desafiante: criar uma banda que fosse um reflexo moderno do rock progressivo da década de 70. Fábio e Rui conseguiriam completar a formação dois anos mais tarde, com Eduardo Peixoto de Almeida (piano, mellotron, hammond e sintetizadores), Miguel Santos (voz), João Machado (baixo) e José Martins (bateria), que recentemente deu lugar a André Vagaroso. Em 2017 estrearam-se nos discos com 1808, EP gravado e produzido pelos próprios, obra de culto à melancolia e onde cunham a expansão exacerbada da cancão folk à luz de texturas e arranjos característicos dos primórdios do progressivo e psicadélico. Em setembro de 2019 editaram To Know Thyself, primeiro trabalho de originais que marca o trajeto da banda pelo afunilamento das referências sonoras de cada um dos seus elementos. Agora, partem para uma residência artística em busca de um disco sucessor, que terá apresentação pública em 2021.
O ciclo Trabalho da Casa promove a criação e a apresentação de novos trabalhos por artistas locais.
Modern progressive rock band from Braga Omie Wise prepares a new record commissioned by gnration and under the Trabalho da Casa artist-in-residence program. Trabalho da Casa is an artist-in-residence program for local artists which seeks to promote the development of new works.