música

ricardo toscano - a love supreme [adiado]

por ricardo toscano

30 Jan

Sábado

18:00

9 eur

blackbox

aviso
No cumprimento das novas medidas de restrição decretadas pelo Governo, que implica um novo confinamento geral, o gnration informa que encerrará ao público a partir de 15 de janeiro e a sua programação será suspensa até ao final do presente mês.
Como consequência, no programa de música, comunicamos o adiamento do espetáculo de Ricardo Toscano – A Love Supreme (30 jan). Especificamente para este espetáculo, pedimos que requisitem a troca ou devolução do bilhete. Oportunamente indicaremos uma nova data para este espetáculo. Informações ou dúvidas podem ser colocadas por e-mail para bilheteira@gnration.pt.
Agradecemos toda a vossa compreensão e esperamos voltar muito em breve.

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

É conhecida a paixão de Ricardo Toscano pela música de John Coltrane, traduzida pela inserção de temas do mestre em concertos do quarteto liderado pelo jovem – mas já consagrado – saxofonista português. Em entrevista, Toscano chegou mesmo a referir que, ao vivo, opta muitas vezes por começar logo pela música de Coltrane, de modo a obrigar-se, à partida, a assumir a sua humildade não só face a essa lendária figura da história do jazz como à própria música que toca, seja esta tirada do cancioneiro norte-americano, das grandes personalidades do género ou de sua própria escrita. Só moldando o ego é, no seu entender, possível uma verdadeira entrega às tramas musicais.

Desta vez, Toscano decidiu dedicar todo um programa a John Coltrane, escolhendo uma das suas edições mais marcantes, o álbum A Love Supreme. Gravada a 9 de Dezembro de 1964 no Van Gelder Studio, em New Jersey, para a Impulse!, com os préstimos de McCoy Tyner, Jimmy Garrison e Elvin Jones, esta suite em quatro partes resultou tanto no melhor disco que Coltrane deixou para a posteridade como num dos mais importantes alguma vez lançados desde que a fonografia foi inventada – algo que pacificamente se conclui do que sobre o dito afirmou a generalidade da crítica e da receção que vem tendo desde então pelos seus fãs, ainda hoje continuando a ser um “bestseller”.

Não é por arrogância ou presunção que Ricardo Toscano, João Pedro Coelho, Romeu Tristão e João Lopes Pereira se atrevem a pegar em tamanha obra-prima, mas por devoção e em homenagem a um músico que jamais será esquecido. Fazem-no com brilho, mas também com a consciência de que nunca poderão igualar a genialidade do original, e por isso – mas também por crerem que, no jazz, a recriação vale mais do que a mera reprodução – nem se atrevem a copiar o que nesse registo ouviram.

classificação etária m/6 anos

ricardo toscano – saxofone alto
joão pedro coelho – piano
romeu tristão – contrabaixo
joão pereira – bateria

John Coltrane’s 1965 classic ‘A Love Supreme’ performed by Ricardo Toscano quartet.

Created using Figma