serviço educativo / workshop

workshop: pare, escute e sample, por serial

BMA lab · circuito avançado

16 Out

Sábado

10:30 - 18:00

12 eur

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

Numa era de produção musical praticamente executada “in the box” (no computador), o uso de hardware samplers caiu em desuso. As limitações do tempo de sampling, texturas, caráter e som de cada instrumento eram importantes na hora de decidir que sampler adquirir e fatores relevantes no processo criativo, dando origem a uma identidade própria de cada produtor, projeto e até década.

Munido de samplers clássicos como a lendária E-MU SP1200, AKAI MPC4000 e um gira-discos, Serial irá demonstrar essas características únicas, explorando vinis e explicando passo a passo todo o processo desde a escuta, experimentação e execução dando oportunidade ao público de ele próprio sentir o “temperamento” de cada uma das máquina.

Serial – Rolando Sá
Rolando Sá, conhecido como Serial, é nascido e criado no Porto. Nos anos 90, fez uma breve passagem por Londres, determinante aquando do seu regresso à Invicta para a criação da banda portuguesa Mind Da Gap. Foi com este grupo que compôs e produziu inúmeros álbuns, marcos de referência no hip-hop português, nomeadamente o aclamado “Sem Cerimónias” (1997).  O seu percurso continua com projetos a solo, colaborações com outros artistas e, mais recentemente, com a banda Pro’Seeds. De gostos tão exigentes quanto ecléticos, a procura pelos beats e samples mais “juicy” não cessa.

 

formador serial
destinatários músicos, artistas digitais, programadores, professores e outros profissionais ou estudantes interessados na música eletrónica e nas artes media 
participantes 10

 

ciclo de workshops BMA lab
Experimentação, criação, arte e tecnologia. O ciclo BMA lab dedica-se aos principais tópicos das media arts, proporcionando aos participantes a experiência de desenvolver obras, ferramentas e ideias. Este laboratório tem atividades de componente prática mas também momentos dedicados ao pensamento e reflexão sobre as artes digitais e destina-se a músicos, artistas digitais, programadores, professores e outros profissionais ou estudantes interessados na música eletrónica e nas artes media.

 

Circuito é o Serviço Educativo da Braga Media Arts e vem fazer múltiplas ligações entre criação, Media Arts e comunidade. Aqui as novas tecnologias são motor de produção, de conhecimento e de fruição da arte. E as atividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e quem mais quiser juntar-se.
Este é um Circuito aberto a todos. Conheça-o melhor aqui.

mini circuito · atividades e espetáculos para crianças, acompanhadas por familiares
circuito escolar · atividades para a comunidade escolar
circuito avançado · atividades e formação para públicos jovem, adulto e iniciado
circuito para todos · atividades e espetáculos para todos os públicos
fora de circuito · projetos especiais

Created using Figma