masterclass / serviço educativo
masterclass: haroon mirza e jack jelfs - o que é a ficção num mundo fictício?
BMA lab · circuito avançado
Neste BMA lab, os artistas Haroon Mirza e Jack Jelfs vão conduzir uma conversa e uma masterclass sobre o papel dos cenários fictícios na prática artística. Os participantes devem trazer um vídeo YouTube que considerem ter mudado a forma como pensam, para melhor ou pior.
Haroon Mirza
Haroon Mirza cria esculturas, performances e instalações imersivas que exploram a consciência da sua própria experiência. Descreve-se como compositor, manipulando a eletricidade, um fenómeno natural vivo, invisível e volátil. O seu trabalho testa a interação e o atrito entre as ondas de som e luz e a corrente elétrica. Defensor da interferência, Mirza cria situações em que cruza propositadamente os fios de eletricidade e pede-nos para reconsiderar as distinções preceptivas entre ruído, som e música, questionando a categorização das formas culturais. Tem exposto individualmente um pouco por todo o mundo.
Jack Jelfs
Também a viver em Londres, Jack Jelfs já lançou música sob vários pseudónimos e já se apresentou ou exibiu em locais como Tate Modern, o Barbican, Serpentine Gallery, FACT (Liverpool), CCCB (Barcelona), iMal (Bruxelas) e o Museu Nacional de Belas Artes de Taiwan (Taichung). Em 2018, junto com Haroon Mirza, venceu o Prémio Internacional CERN COLLIDE.
formador haroon mirza e jack jelfs
destinatários músicos, artistas digitais, programadores, professores e outros profissionais ou estudantes interessados na música eletrónica e nas artes media
participantes 20
duração 2h
ciclo de workshops BMA lab
Experimentação, criação, arte e tecnologia. O ciclo BMA lab dedica-se aos principais tópicos das media arts, proporcionando aos participantes a experiência de desenvolver obras, ferramentas e ideias. Este laboratório tem atividades de componente prática mas também momentos dedicados ao pensamento e reflexão sobre as artes digitais e destina-se a músicos, artistas digitais, programadores, professores e outros profissionais ou estudantes interessados na música eletrónica e nas artes media.
Circuito é o Serviço Educativo da Braga Media Arts e vem fazer múltiplas ligações entre criação, Media Arts e comunidade. Aqui as novas tecnologias são motor de produção, de conhecimento e de fruição da arte. E as atividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e quem mais quiser juntar-se.
Este é um Circuito aberto a todos. Conheça-o melhor aqui.
mini circuito · atividades e espetáculos para crianças, acompanhadas por familiares
circuito escolar · atividades para a comunidade escolar
circuito avançado · atividades e formação para públicos jovem, adulto e iniciado
circuito para todos · atividades e espetáculos para todos os públicos
fora de circuito · projetos especiais