exposição

disposofónicos: acumuladores de objetos sonantes, por sonoscopia

15 Out

a 8 Jan 2023

gratuito

galeria gnration

Distinta da disposofobia, a disposofonia é um neologismo causador de bem-estar civilizacional e um conceito agora anunciado pela Sonoscopia para definir o ato humano compulsivo e imperioso de respigar e de colecionar inutilidades sonoras, desde as mais inócuas às mais turbulentas, ou mais estouvadas. Torna-se assim a disposofonia num conjunto de efeitos hápticos capazes de promoverem no ser humano uma ecologia de saberes e de fazeres sonoros. Estes efeitos são causados pela ideia simples de que o mundo já não gira em torno dos inventores de novos sons ou ruídos, mas antes pelo contrário e porque já está muito cansado, passeia muito mais elegantemente em roda da invenção de outras ideias sonoras, de outros pensamentos. É de notar que, embora a prevalência desta condição de viver disposofonicamente seja mais frequente em adultos maduros de ambos os sexos, existentes em todos os continentes, alguns fatores a si associados englobam, como características comuns, o nomadismo, a mestiçagem, os transtornos obsessivo-sonoros e uma clara aversão/alergia ao som-mercadoria. — Mário Azevedo.
Em Disposofónicos: Acumuladores de Objetos Sonantes, a associação Sonoscopia apresenta três peças: a instalação interativa Distorção geométrica, a instalação audiovisual Aesthesic Waves e a instalação sonora Sublumia.
A Sonoscopia é uma associação para a criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos, centrada nas áreas da música experimental, na pesquisa sonora e nos seus cruzamentos transdisciplinares. Desde a sua criação, em 2011, produziu mais de 700 eventos, criações artísticas, atividades pedagógicas e publicações.

classificação etária m/6

a galeria gnration tem o apoio da EDIGMA

‘Disposofónicos: Acumuladores de Objetos Sonantes’ is the new exhibit from Sonoscopia, a Portuguese platform for experimental music and performing arts.

Created using Figma