dança

guelra: punto improprio, por javier martin

19 Nov

Sábado

18:00

3 eur

sala de formações

Guelra – Laboratório de Transcriação Coreográfica é um laboratório transdisciplinar desenvolvido pela Arte Total desde 2012. Este laboratório funciona em contexto de residência artística que culmina numa apresentação pública final com a organização do material produzido.

Coreógrafo a residir na Galiza, Javier Martin desenvolve um projeto de pesquisa, epistemológica e crítica, em torno das artes do movimento. Artista residente do Teatro Galán de Compostela em 2005, criou já mais de 30 peças, entre as quais catorze espetáculos de palco e mais de vinte peças curtas, colaborações especiais, projetos site-specific ou performances para espaços não convencionais. Martin apresentou o seu trabalho em países como Espanha, Portugal, França, Rússia, Ucrânia, México, Uruguai e Guatemala. Para este Guelra, o artista apresenta a conferência-performance Punto Improprio, trabalho que desenvolverá em residência artística ao longo de uma semana. No final da residência, fará uma apresentação pública.

punto improprio

Um golpe, com poder de cura, abriu o tempo. O preço a pagar é sempre o mesmo: assumir o plural. O real e o irreal – o imaginário (a)simétrico – fundem-se em intensidades e reescrevem a cognição.

Purgar coração e fígado, depois de derramar sangue denso e bílis negra nos próprios olhos: metodologia alternativa em dose precisa que, na sua hibridização com instrumentação clínica, molda horizonte, arte e paciência. Como se tem um poder? Não podes ter um poder, só podes habitá-lo.

classificação etária m/6
parceiro arte total

Contemporary dance piece created by Spanish choreographer Javier Martin under Guelra, an artist-in-residence program.

Created using Figma