dança

banquete

imagem nua, por banquete

1 Abr

Sexta

19:00

gratuito

blackbox

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

bilhetes: Os bilhetes para a apresentação pública de Imagem Nua, de entrada gratuita, podem ser levantados ao balcão do gnration ou online, através do email bilheteira@gnration.pt. Caso ainda existam bilhetes disponíveis à hora do espetáculo, estes estarão disponíveis no local. Para reservas de bilhetes, aplicam-se as regras habituais da política de reservas do gnration: as reservas são válidas por um período de 48 horas após o seu pedido e até 24 horas antes do espetáculo.

Imagem Nua é um olhar sobre o corpo humano como matéria desantropomorfizada, um despir consecutivo da pele dos corpos, que a cada camada se mostram menos escurecidos e mais pigmentados. Partindo das imagens dos corpos globulares dos amantes da antiguidade grega e das imagens de penumbra de Tanizaki, surgem corpos de transformação, conflito, fragmentação e assimilação, identidades mutáveis que se atraem e repelem a cada movimento que executam. A Imagem Nua dos corpos é a consciência da sua materialidade e essência, um despir progressivo numa paisagem de (re)modelação do corpo pelo corpo.
Nesta residência artística, a associação cultural Banquete finaliza uma etapa importante do processo de investigação em artes performativas que procura a desantropomorfização do corpo humano pela prática da composição coreográfica aliada ao uso de matérias que condicionam a nossa perceção dos corpos, como a sombra e a cor. Nas experimentações propostas testam-se os limites do corpo na penumbra (volumetria, forma e silhueta), as liminaridades do corpo no espaço e na sombra, bem como as materialidades, transformações e significâncias do corpo-matéria na cor. No final da residência artística, será apresentado um objeto performativo síntese deste processo de investigação.
O Banquete é uma associação cultural sem fins lucrativos que dedica a sua atividade à criação e investigação em artes. Desenvolve um trabalho individual e colaborativo de investigação na prática das artes performativas, onde o encontro de diferentes disciplinas artísticas e de formas de conhecimento é prioritário. A sua atividade concentra-se na investigação pelo pensamento, pela experimentação e pela materialização de três áreas artísticas: a dança, a performance e a música.

criação e produção banquete (júlio cerdeira, joana martins e rúben borges)
coreografia júlio cerdeira
assistência coreográfica joana martins
interpretação dinis duarte e júlio cerdeira
música rúben borges
designer de luz pedro abreu
figurinos ana catarina silva
produção e comunicação ruana carolina
acompnhamento fotográfico simão do vale africano
agradecimentos backstage – escola de dança e artes performativas, susana otera, cláudia marisa e hugo loureiro
residência artística e acolhimento gnration
parceiros institucionais ballet contemporâneo do norte – bcn, república portuguesa – ministério da cultura e gnration

classificação etária m/12

Developed under artistic residence by Banquete cultural association, ‘Imagem Nua’ is contemporary dance piece that deals with the disanthropomorphization of the human body.

Created using Figma