cinema

Feliz como Lázaro, por Alice Rohrwacher

cinema no pátio: feliz como lázaro, de alice rohwacher

17 Ago

Quinta

21:30

gratuito

pátio exterior

m/12

Não se trata da força telúrica das montanhas ou de ataques de zombies, mas talvez de algo mais: formas que o cinema encontra para representar qualquer coisa que se sente, para além do que os sentidos apreendem.O Cinema no Pátio deste ano dá a conhecer quatro propostas que estão, às voltas entre o natural e as metáforas, entre a paisagem e as revelações. Fevereiro (Kamen Kalev, 2021) fala-nos de uma poética do tempo e dos rituais no tempo; Memória (Apichatpong Weerasethakul, 2022), dos insondáveis mistérios da existência (onde o espectador se torna escutador); Feliz como Lázaro (Alice Rohrwacher, 2018) do isolamento, da bondade e da exploração; e Trinta Lumes (Diana Toucedo, 2019), do esquecimento e da morte como passagem.
por eduardo brito

feliz como lázaro
alice rohrwacher · itália, suíça, frança, alemanha · 2018 · drama · 127’ · m/12
com adriano tardiolo, agnes graziani, luca chikovani, alba rohrwacher e sergi lópez

Lázaro, um jovem camponês tão bondoso que é muitas vezes confundido com um tolo, encontra-se com Tancredi, um jovem nobre amaldiçoado pela sua imaginação. A vida na isolada aldeia rural Inviolata é dominada pela terrível Marquesa Alfonsina de Luna, a rainha dos cigarros. Tancredi pede a Lázaro para o ajudar a orquestrar o seu próprio rapto e um elo de lealdade entre os dois é selado. Esta estranha e improvável aliança é uma revelação para Lázaro; uma amizade tão preciosa que irá viajar no tempo e levar Lázaro até à cidade, no encalço de Tancredi. Pela primeira vez na grande cidade, Lázaro é como um fragmento do passado perdido no mundo moderno.

This year’s Cinema no Pátio, an open-air film screening in the gnration courtyard, proposes four films that live between the natural and the metaphorical: Kamen Kalev’s ‘February’ (2021), Apichatpong Weerasethakul ‘Memoria’ (2022), Alice Rohrwacher’s ‘Happy as Lazzaro’ (2018), Diana Toucedo’s ‘Thirty Souls’ (2019).

 

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