exposição
encontros da imagem 2023: before it's gone, por m’hammed kilito
encontros da imagem — festival de fotografia e artes visuais
Criado em 1987, o festival internacional de fotografia e artes visuais Encontros da Imagem é o mais antigo desta categoria em Portugal e um dos mais antigos da Europa, possuindo um rico e extenso espólio. Tendo-se afirmado como uma esteira essencial para a divulgação e criação fotográfica, chega em 2023 à sua 33.ª edição. Neste ano, o festival celebra o tema “Ensaio para o Futuro”, transmitindo uma vontade de explorar os desafios que continuam a ser vividos e as conversas que ainda são necessárias: a representatividade e a inclusão, a sustentabilidade ambiental, a política do quotidiano e os movimentos sociais como forças poderosas de mudança. Para o festival é urgente ouvir e parar. Se as democracias mostram sinais de fragilidade e os extremismos ganham espaço no frenesim do mundo virtual e da vida real, devemos parar para pensar em novas formas de organização, de modos de vida e de criação. Com “Ensaio para o Futuro”, o festival propõe pensar o presente para podermos, em conjunto, imaginar e construir o futuro.
before it’s gone, por m’hammed kilito
Localizados em regiões áridas e semiáridas, os oásis são considerados um baluarte ecológico contra a desertificação, assim como um importante refúgio para a biodiversidade. Os oásis constituem um ecossistema original, baseado no equilíbrio de três elementos: A abundância de água, a qualidade do solo e a presença de tamareiras. As tamareiras, com a sua folhagem em forma de guarda-sol, criam um microclima húmido, protegido do vento e favorável ao desenvolvimento das plantas. Nos últimos vinte anos esse equilíbrio deixou de existir. De acordo com estatísticas do Ministério da Agricultura marroquino, no último século, Marrocos perdeu dois terços dos seus 14 milhões de palmeiras. Em 2019, a Greenpeace alertou para a ameaça de extinção dos oásis e, segundo a organização, a frequência das secas aumentou nos últimos anos em Marrocos. Before it’s gone é um projeto em contínuo desenvolvimento, que documenta a vida nos oásis de Marrocos. Com foco nas questões complexas e multidimensionais da sua degradação e o impacto sobre os seus habitantes.
M’hammed Kilito masceu em Lviv, em 1981. Licenciou-se com em Ciências Políticas na Universidade de Montreal e em Ciências Políticas pela Universidade de Otava. É explorador da National Geographic, bolseiro da Magnum Foundation, 6×6 World Press Photo global e um Prince Claus Fund Grantee. A prática de M’hammed foca-se na relação entre grupos ou indivíduos e o meio onde vivem. Aborda questões relacionadas com identidade cultural, a sociologia de trabalho e as mudanças climáticas. Recebeu um Contemporary African Photography Prize, um National Geographic Award, um Misk Art Institute Grant, François Schneider Foundation’s Contemporary Artist Prize, e foi vencedor do prémio da comissão nacional de fotografia “Regards du Grand Paris” e o The Hopper Prize. O seu trabalho tem sido mostrado em festivais e espaços como Sharjah Art Foundation (Sharjah), 1:54 Art Fair (Paris), Tate Modern (Londres), National Museum of Photography (Rabat), Beirut Image Festival (Beirute), Photo Vogue Festival (Milão), Helsinki Photo Festival (Helsínquia) and Breda Photo Festival (Breda) entre outros. As suas fotografias foram publicadas em revistas e jornais como o The Washington Post, o The Wall Street Journal, o The British Journal of Photography, a Vogue Italia, o L’Express, o Liberation, e o El Pais.
programa completo do festival em encontrosdaimagem.com
From a partnership between gnration and Encontros da Imagem – Photography and Visual Arts Festival, gnration hosts exhibitions from the 2023 program.