open call / residência artística
laboratórios de verão 2023 — open call
Com o objetivo de potenciar a criação artística no território do distrito de Braga, o gnration, em Braga, e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, juntaram-se para a nona edição do programa de apoio à criação artística Laboratórios de Verão. Criada em 2015 pelo gnration, esta iniciativa destina-se a artistas ou coletivos residentes ou naturais do distrito de Braga, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou no cruzamento entre as áreas anteriormente descritas. O programa procura potenciar o desenvolvimento de novos trabalhos artísticos. Os projetos serão desenvolvidos em formato de residência artística nas duas estruturas, sendo posteriormente apresentados publicamente, em formato performativo ou de instalação/exposição, integrando os programas de cada um dos espaços.
Nos candidatos selecionados figuram trabalhos em domínios artísticos que vão das artes visuais à media art, de perfil performativo e expositivo. A mais inábil candura, instalação vídeo de Bárbara Fonte que apresenta uma sucessão de ações performativas filmadas em estúdio; a instalação interativa, que alia um jogo de computador, HIC SVNT SERPENS, criada por Lucas Carneiro e Manuel Costa; Pintura Imaterial, de Cláudia Cibrão, uma instalação visual que trata os conceitos de sombra própria e projetada; e Improvisação em duas vias, uma performance instalação de peças acusmáticas criada pelo duo experimental Guache, formam os quatros projetos selecionados nos Laboratórios de Verão 2023.
A edição deste ano contou com cerca de meia centena de candidaturas para as quatro vagas existentes, tendo o processo de seleção ficado a cargo de Luís Fernandes (Diretor Artístico do gnration), Marta Mestre (Diretora Artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães – CIAJG) e por Paulo Mendes (artista e curador do projeto Editoria).
laboratórios de verão open call
Em 2023, o gnration e o CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães associam-se como parceiros nos Laboratórios de Verão, reforçando a missão de apoiar a cultura contemporânea do território.
Desde 2015 que os Laboratórios de Verão têm firmado um lugar de destaque no apoio à criação artística no distrito de Braga. Ao longo de oito edições, este programa criado pelo gnration, apoiou mais de três dezenas de projetos e meia centena de artistas. Com ênfase nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou no cruzamento entre as áreas anteriormente descritas, os Laboratórios de Verão assumem um formato de residência artística com vista à experimentação de novas ideias e trabalhos, para apresentação pública subsequente.
destinatários
Artistas ou coletividades residentes no distrito de Braga, ou cujos elementos são naturais do distrito de Braga, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou cruzamento entre as áreas anteriormente descritas.
o que pretendemos
– desenvolvimento de trabalho artístico original em formato de residência artística no CIAJG e gnration durante um período de 2 semanas;
– apresentação pública do trabalho, no contexto da programação do gnration (Braga) e do CIAJG (Guimarães), em formato performativo ou de instalação/exposição (datas a definir posteriormente, em função da natureza dos projetos vencedores);
– disponibilidade para apresentação posterior no Editoria (Porto), com datas e condições a acordar mutuamente.
o que oferecemos
– local de trabalho durante um período de 2 semanas durante o mês de junho, no CIAJG, e durante o mês de agosto, no gnration;
– apoio monetário de 2000 euros por projeto referente a cachet artístico e aquisição de materiais* necessários para a sua execução. O valor deverá incluir IVA, caso aplicável;
– apoio de técnico e de produção para a implementação dos projetos;
– acompanhamento curatorial;
– a eventual apresentação posterior no Editoria (Porto) incluirá um valor monetário adicional, a acordar posteriormente entre o artista e a entidade.
* materiais técnicos, de construção ou quaisquer outros que sejam intrínsecos à execução e apresentação da obra.
número de projetos a apoiar
– 4 (quatro)
o que é necessário para concorrer
– descrição da proposta artística;
– descrição dos requisitos logísticos, espaciais e técnicos, associados à proposta;
– biografia e portfólio dos autores;
– documento comprovativo de residência no distrito de Braga (no caso de o proponente não ser natural do distrito de Braga);
– declaração de compromisso no desenvolvimento do projeto nas instalações do CIAJG e gnration, durante os meses de junho e agosto.
júri
-o júri será composto por Luís Fernandes (Direção Artística do gnration, Braga), Marta Mestre (Direção Artística do CIAJG, Guimarães) e Paulo Mendes (artista e curador do projeto Editoria, Porto).
prazos
fecho das candidaturas: 9 de abril
anúncio dos vencedores: 9 de maio
O programa Laboratórios de Verão é uma ação promovida pelo gnration e pelo CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães).