música

lucrecia dalt

apresenta ¡ay!

1 Abr

Sábado

18:00

9 eur

blackbox

m/6

— passe espetáculos música abril —
para celebrar os 10 anos, o gnration disponibiliza um reduzido número de passes que dará acessos aos quatro espetáculos de abril por apenas 25 euros.
espetáculos lucrecia dalt, diogo tudela + supernova ensemble, dave douglas & joey baron duo e tim hecker.

Após a última passagem, em 2020, com casa lotada, Lucrecia Dalt está de regresso ao gnration com novo disco. ¡Ay!, o oitava longa duração, é mais uma prova dada do talento de uma figura singular na música experimental e avant-garde da atualidade. Canalizando os ecos e memórias da sua vida na Colômbia, Dalt constrói uma obra que se move no limiar entre o passado e o presente. A partir de uma narrativa que lembra o filme The Man Who Fell to Earth, protagonizado por David Bowie, Lucrecia canta sobre “Preta”, um alien criado a partir das partículas de pele na atmosfera, que cai na Terra em busca da experiência do que é ser Humano. Ao longo de ¡Ay!, ouvimos os ecos da música tradicional colombiana; ouvimos os ritmos, as batidas e as melodias do mambo, salsa, bolero e merengue, que preencheram a infância de Dalt, em Pereira, e que preenchem também a narrativa sci-fi de Preta. A introspeção e o surrealismo que Dalt já tinha abraçado em No era Sólida voltam a tomar um local central nas composições de ¡Ay!.
A viver desde 2014 em Berlim, Lucrecia Dalt tem-se destacado como uma das artistas mais inovadoras e aplaudidas da sua geração. Com sonoridades desafiantes que juntam eletrónica, jazz e música tradicional sul-americana, Lucrecia Dalt é, com todas as provas dadas, um dos grandes nomes da música avant-garde contemporânea. ¡Ay! foi destacado como o álbum do ano pela The Wire, Beep e Público, e ocupou os lugares cimeiros nas listas de melhores lançamentos de 2022 de outras tantas publicações como The Guardian, Pitchfork, Crack Magazine, The Fader e NPR. Este será mais um concerto imperdível, o terceiro da colombiana em Braga, para mostrar, mais uma vez, o porquê de tanto se ouvir falar de Lucrecia Dalt. 

Berlin-based Colombian experimental composer and singer Lucrecia Dalt returns to gnration to present ¡Ay!, her eighth studio album, regarded as the best of 2022 by The Wire magazine.

 

Created using Figma